Publicidade

    Google apresenta novos apps de chat e de chamada em vídeo: Allo e Duo

    1
    Publicidade

    O Google vai lançar nos próximos meses dois apps: o Allo e o Duo. O primeiro é um aplicativo de comunicação instantânea. O segundo, um app para chamadas em vídeo. Ambos estarão disponíveis para Android e iOS. Os dois foram apresentados aos desenvolvedores Android nesta quarta-feira, 18, durante a Google I/O, conferência anual da empresa, realizada nos EUA.

    O Allo é um app de comunicação instantânea em texto que é integrado ao assistente pessoal do Google. Desta forma, de acordo com o contexto de cada conversa, o Allo sugere buscas no Google ou ações a serem feitas, como a reserva de uma mesa em um restaurante se a pessoa estiver combinando um jantar com um amigo, por exemplo. O assistente aparece dentro da janela de bate-papo como se fosse uma terceira pessoa, apresentando suas sugestões de ações.

    Além disso, o Allo aprende as preferências de cada usuário e faz sugestões de respostas automáticas para agilizar a conversa. Ele consegue ainda reconhecer objetos e pessoas nas imagens trocadas dentro do chat e sugerir comentários contextualizados. No exemplo apresentado pela companhia, um amigo manda a foto do filho pequeno segurando uma margarida e o assistente do Allo sugere duas respostas automáticas: “Que fofo!” ou “Adoro margaridas!”. O Google incluiu no aplicativo o modo “incognito”, o mesmo existente no Chrome: quando ativado, a conversa passa a ser criptografada e as notificações se tornam mais discretas.

    O Duo, por sua vez, é um aplicativo para a realização de chamadas em vídeo entre duas pessoas. Sua grande inovação é a ferramenta batizada como “knock knock” que consiste em mostrar ao vivo a imagem de quem está chamando antes de o destinatário atender. É uma pré-visualização em tempo real de quem liga, o que facilita a decisão de atender ou não. O app transmite em HD com até 720p, mas ajusta a resolução de acordo com a velocidade de conexão. Também realiza automaticamente a transição entre as redes móvel e Wi-Fi, sem derrubar a chamada. Todas as ligações são criptografadas.

    Cabe destacar que os dois aplicativos usam como identificação o número telefônico do usuário, não uma conta de Gmail. Isso permite a comunicação com qualquer pessoa em sua agenda de contatos.

    Mais informações estão disponíveis no blog oficial do Google.

    Análise

    Ao que parece, o Google vai praticamente matar o Hangouts, que nunca decolou como comunicador instantâneo. Se não for descontinuado, vai ficar no ostracismo.

    Enquanto concorrentes como WhatsApp e Facebook Messenger procuram botar todas as formas de comunicação dentro de um único app (mensagens de texto, chamadas de voz, conversas em grupo, chamada de vídeo etc), o Google optou por segmentar em pelo menos três: Allo para bate-papo em texto; Duo para chamadas em vídeo um para um; e Spaces (anunciado dois dias atrás) para conversas e compartilhamentos em grupo.

    Mas a grande mudança de estratégia por trás desses novos apps por parte do Google está na decisão de trabalhar com o número telefônico como fator de identificação em vez do Gmail. É algo mais pessoal que a conta de email, além de mais confiável, pois requer um cadastro mais rigoroso que a abertura de um correio eletrônico.

    1 COMENTÁRIO

    1. Excelente artigo.
      Aproveite para conhecer também o Followzup, o projeto de comunicação para a Internet das coisas totalmente criptografado.
      E fique tranquilo, Followzup é software livre.
      followzup.com

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile