Fabricante da Coca-cola implementa ações para aderir ao padrão de indústria 4.0

1

O Grupo Simões, fabricante da Coca-Cola e distribuidor dos produtos da Heineken Brasil, na Região Norte, está implementando projeto para ser aderente ao padrão Indústria 4.0. Com fábricas em Manaus, Belém e Porto Velho, o Grupo atende 42% do território nacional e tem como objetivo melhorar a performance das suas cinco linhas de produção que entregam em média 87 mil garrafas por hora.

O projeto, segundo a fabricante, terá três fases: a primeira será de medição das linhas de produção, a segunda será de detecção automática de perdas no processo e a última será para apontamento automático da produção. "Hoje estamos implantando a primeira fase em Manaus e até o final de 2018 teremos implantado em Belém e Porto Velho também".

Para o projeto o Grupo Simões selecionou dois parceiros tecnológicos: a francesa Schneider Electric Softwarepara implantação do MES (Manufacturing Execution Systems), solução de conexão e automação industrial; e a brasileira Triad Systems, para a integração do MES com oSistema de Informações do Grupo Simões (SIGS), o Enterprise Resource Planning(ERP).

A primeira fase do projeto prevê o monitoramento online dos indicadores de desempenho e manutenção das linhas de envase, com base na coleta automática de informações, minimizando a necessidade de apontamento manual e integrando o chão de fábrica com o ERP.

Os gerentes de planta, de produção e, até mesmo o diretor industrial do Grupo Simões, todos poderão acompanhar por monitores e interagir em tempo real, para solucionar problemas e melhorar o desempenho das fábricas.

O sistema MES (Manufacturing Execution System) realizará o monitoramento de produção em tempo real, pois trabalha relacionando diversas atividades do setor fabril, tais como: controle de ordens de produção, classificação de paradas, variação do processo, medição da performance dos equipamentos, entre outros. Com as informações recebidas, será possível os gestores do Grupo Simões tomar medidas corretivas para reduzir e/ou eliminar problemas nas células de produção, aumentando o valor agregado das operações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.