American Tower disponibiliza velocidades de até 10 Gbps em rede neutra FTTh

0

A American Tower anuncia a implementação da tecnologia XGS-PON em sua rede neutra FTTh, permitindo que as operadoras clientes comercializem serviços de até 10 Gbps, para usuários residenciais e corporativos.

"Como provedores de infraestrutura neutra compartilhada, é muito importante garantir a evolução tecnológica da rede para atender as necessidades não só atuais como futuras das operadoras. Por isso, nossa rede de acesso FTTh já nasceu com a tecnologia no estado da arte, permitindo as operadoras inovar e antecipar as demandas de seus clientes, afirma Abel Camargo, vice-presidente de Fibra e Novos Negócios da American Tower no Brasil.

O XGS-PON é uma evolução tecnológica em relação ao GPON, que hoje domina o mercado nacional. Além do aumento de velocidade, que permite a comercialização de serviços de até 10 Gbps para os usuários finais das operadoras, ela também se diferencia pela capacidade de oferecer serviços simétricos, ou seja, aqueles em que a velocidade de upload para a rede pode ser a mesma que a velocidade de download.

A tecnologia permite atender à necessidade de maiores velocidades de upload, cada vez mais identificada por usuários residenciais com a massificação do home office, jogos on-line, educação on-line, telemedicina, realidade virtual, entre outras aplicações.

O desenvolvimento e implementação da tecnologia contou com o suporte da Nokia, parceira tecnológica da American Tower no pioneirismo de redes neutras. Após a conclusão dos testes em laboratório, a tecnologia foi rapidamente aplicada em todas as cidades que contam com a operação da rede neutra, sem a necessidade de troca de equipamentos ou investimentos na rede óptica, uma vez que toda a rede já foi planejada considerando as evoluções tecnológicas esperadas para redes PON.

"Os clientes da rede já podem comercializar planos com velocidades de até 10 Gbps para seus clientes finais, em qualquer cidade onde temos operação. Tendências mundiais indicam que a necessidade de redes com essa capacidade irá se intensificar nos próximos dois a três anos e partindo dessa premissa estamos com certeza preparando a rede para este futuro", complementa Camargo.

O modelo de negócio de rede neutra FTTh da American Tower é pioneiro no Brasil. Foi lançado em 2019 e consiste em uma infraestrutura de acesso que pode ser compartilhada por várias operadoras para explorar serviços de telecomunicações em fibra óptica para seus clientes finais. "O objetivo é otimizar e racionalizar os investimentos do setor, uma vez que o compartilhamento de uma única rede possibilita custos mais baixos para todos, além de evitar a duplicação de infraestrutura, uso de postes, dutos, e consumo de energia", conclui o executivo.

De acordo com a conferência de resultados do primeiro trimestre de 2021, investimentos em redes de fibra óptica já alcançaram a marca de mais de US$ 1 bilhão nos últimos quatro anos em países da América Latina e da África, e o Brasil é um país-chave na estratégia da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.