Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Falta de colaboração entre equipes de segurança e de redes atrasam projetos...

Falta de colaboração entre equipes de segurança e de redes atrasam projetos de transformação digital na AL

0
Publicidade

A Netskope, fornecedora de soluções de segurança na nuvem, divulgou nesta terça-feira, 18, e uma pesquisa que revela grande falha na colaboração entre dois dos principais componentes de uma equipe de TI – redes e segurança. Enquanto 46% das equipes de segurança e redes da América Latina fazem parte de grupos que se reportam ao mesmo gestor, 35% desses profissionais afirmam que “as equipes de segurança e redes não trabalham muito em conjunto”. Em detalhes, 45% descreveram a relação entre as duas equipes como ‘combativa’ (13%), ‘disfuncional’ (8%), ‘fria’ (15%) ou ‘irrelevante’ (9%).

Os dados são alarmantes, já que 53% de todos os entrevistados – e 51% dos CIOs — concordaram que a falta de colaboração entre equipes especializadas impede que a empresa perceba os benefícios da transformação digital. A IDC avaliou recentemente que os gastos globais futuros das empresas com esses projetos serão de US$ 6,8 trilhões entre 2020 e 2023, ressaltando o desperdício potencial que poderia ser causado pela falta de sintonia entre as equipes

Por outro lado, a pesquisa também traz dados animadores. Os profissionais de redes e de segurança da América Latina compartilham prioridades semelhantes que direcionam suas atividades em 2021. Das três principais, as equipes compartilham duas, que são: ‘apoiar o aumento da produtividade para a empresa como um todo’ e ‘mais eficiência em minha equipe e processos’. Os profissionais de segurança também escolheram “aumentar a visibilidade e o controle”, enquanto os de redes trabalham na “expansão da infraestrutura para apoiar o crescimento dos negócios”.

Os projetos de transformação digital seguem em desenvolvimento pelas duas equipes, sendo que 83% dos participantes da América Latina estão trabalhando em um projeto de transformação digital atualmente ou acabaram de concluí-lo, e 68% desses projetos envolvem a transformação de redes e segurança, com 64% sob a responsabilidade do mesmo executivo pelas duas equipes.

Apesar do levantamento sobre a falta de colaboração, as equipes compartilham projetos estratégicos de transformação. 81% dos profissionais de segurança e 76% dos profissionais de redes afirmam que a segurança é parte da responsabilidade da equipe de rede, especificamente respondendo que ‘a segurança está embutida na arquitetura de rede’. Ao observar o crescimento do trabalho remoto no ano passado, 49% dos profissionais de segurança e 48% dos profissionais de redes afirmam que esse tem sido o maior desafio.

“Há muita coisa em jogo para permitir que as equipes de redes e segurança operem isoladamente. Conhecemos os benefícios da atuação conjunta das equipes de TI em
modelos como DevOps, e agora é a hora dos profissionais se unirem em busca de seus objetivos comuns. Já vemos a união e evolução das arquiteturas, com SASE, por exemplo, que incentiva uma colaboração mais eficaz e estruturas remodeladas entre os times de redes e segurança. Essas etapas permitem que as empresas realizem as transformações essenciais para o sucesso da transformação digital”, afirma Alain Karioty, Diretor Regional da Netskope para a América Latina.

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e abril de 2021 pelo Censuswide, em parceria com a Netskope, e entrevistou 2.675 profissionais de TI na América do Norte (Canadá e EUA), Europa (França, Alemanha e Reino Unido) e América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México).

Foram entrevistados 750 executivos na América Latina. Todos os participantes trabalham em TI para organizações com mais de 5 mil usuários de tecnologia. Os cargos / funções dos participantes foram ‘CIO / Diretor de TI’, ‘Profissional de segurança de TI’ e ‘arquiteto / administrador de rede’. Todos os dados apresentados neste release referem-se à amostra da América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile