Os benefícios do reconhecimento facial como aliado da segurança nas empresas

0

O reconhecimento facial já é uma realidade. As possibilidades de uso e aplicações dessa tecnologia estão ganhando relevância e espaço em vários setores do mercado. Empresas de todos os portes buscam soluções eficientes de segurança e privacidade para seus clientes e colaboradores. O seu uso pode ser atrelado ao controle de acesso, vigilância automatizada, autenticação de identidade, coleta de dados ao vivo, análise de tráfego, tempo de espera, e o mais recente, para ações de prevenção e protocolos de segurança para o combate a Covid-19.

No contexto da pandemia e da necessidade de uso de máscaras e distanciamento social, empresas podem utilizar a tecnologia para controle de uso de EPI´s por clientes e funcionários, e controle de acesso do espaço físico onde estão inseridos. Neste novo cenário, a inteligência artificial é um multiplicador de forças.

Agora mais do que nunca, para manter a segurança e frear a disseminação do vírus se faz necessário uma maior conscientização e segurança situacional, controle de acesso sem contato e melhor compreensão dos movimentos das pessoas em espaços públicos e no varejo. De acordo com dados da pesquisa da Opinion Box da 5ª edição de 2020, 48% dos consumidores preferem espaços mais vazios para realizarem suas compras. A pesquisa aponta ainda que 54% escolhem locais que seguem os protocolos de higienização da OMS.

Além de toda a capacidade de simular a inteligência humana, a inteligência artificial ainda traz os dados do mundo físico para o digital, possibilitando antecipação de problemas, mais agilidade nas tomadas de decisão, oportunidade de promover mudanças imediatas e adotar novas estratégias de percurso. Essa tecnologia atrelada ao analítico de vídeo garante precisão de reconhecimento para faces no mundo real e torna a segurança mais eficiente e com uma acuracidade sem precedentes.

Segundo a Pesquisa Global sobre Fraudes e Crimes Econômicos feita pela PwC em 2020, considerando-se tecnologias e técnicas disruptivas no Brasil, aproximadamente 40% das empresas estão usando inteligência artificial (IA) em comparação com apenas 25% no mundo. Mais de 60% dos que usam IA no mundo percebem seu valor como ferramenta de combate à fraude.

Os dados ainda mostram que as empresas foram vítimas de em média 6 casos de fraudes no mundo nos últimos 24 meses. Dentre os principais autores de fraudes apontados pela pesquisa, no Brasil, 44% são agentes internos, distribuídos por equipe operacional, gerência média e alta administração. Com a implementação da tecnologia para identificação de identidade por meio do reconhecimento facial e analítico de vídeo, o número de fraudes pode diminuir drasticamente nas empresas.

Apesar dos benefícios, o reconhecimento facial ainda carrega um estigma negativo em relação à privacidade. Mas é importante desmistificar essa ideia.  Empresas idôneas que usam esse tipo de tecnologia utilizam bancos de dados fornecidos pelos clientes, com prévio opt in do usuário e com possibilidade de configurar a anonimização dos dados.

Pensando nisso, sabemos que os analíticos de vídeo estão mais aprimorados, precisos e rápidos. Já é realidade que estão contribuindo para a segurança e são indicadores favoráveis para a rápida tomada de decisão em diversas áreas, mas a tecnologia não faz nada sozinha. É preciso lembrar que sua  boa aplicação é resultado de processos bem desenhados, dimensionamento correto da estrutura física, como servidores e câmeras, e técnicos especializados para a configuração adequada. Por isso, é sempre importante buscar empresas reconhecidas no mercado para escolher a melhor solução para o seu negócio.

Marcelo Victorino, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios para LATAM, da RealNetworks Inc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.