Paraná vive "boom" de ambientes de inovação

0

No ano passado, 23 espaços de inovação participaram do programa. No ciclo 2021, lançado agora, em maio, o número de habitats participantes ultrapassou os 40. Eles passarão por workshops, mentorias e terão apoio para elaborar um plano de ação. Serão mais de 100 pessoas qualificadas para atuar neste movimento.

Com o programa, o Sebrae/PR identifica e aponta para ambientes de inovação que podem ajudar a fortalecer e a alavancar os ecossistemas potenciais em cada região.

"Identificamos se há a necessidade de uma aceleradora de startups ou de um sistema que apoie empresas maiores, de acordo com o volume, densidade de inovação e outras características locais. A partir disto, ajudamos a instrumentalizar espaços existentes e auxiliamos a criação de novos", explica Agostini.

O Sebrae/PR oferece ainda outras formas de apoio para os diferentes ambientes de inovação a exemplo do edital de Convênio com Incubadoras do Paraná para implantação do Modelo Cerne de Gestão; apoio à Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova-PR); oficinas e diagnósticos de modelagem de negócios para ambientes de inovação; apoio ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec).

Araucária

O município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, está em fase de implantação de um novo habitat para o desenvolvimento de soluções inovadoras. O trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR, Prefeitura de Araucária, FAE Centro Universitário, a empresa Novozymes, Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de Araucária (AvançAraucária) funcionará como uma pré-incubadora.

Habitat de Inovação já aprovado pelo AvançAraucária, será lançado em junho e realizará uma seleção das melhores ideias de projetos relacionados à inovação e tecnologia. Os dez melhores participarão do processo a partir de agosto que contará com a ajuda de especialistas em diversas áreas, com mentorias e consultorias em tecnologia, marketing, vendas, finanças e negócios para que o projeto ganhe forma e esteja preparado para buscar investimentos e sair do papel a partir do ano que vem. Para isso, o habitat de inovação também poderá contar com especialistas e profissionais convidados para as capacitações que são gratuitas.

O objetivo do grupo é que o trabalho seja realizado com novos projetos a cada semestre a partir de 2022. Também há a possibilidade de realização de parcerias com empresas e entidades para a realização de aportes no projeto.

Os ambientes de inovação estão instalados de forma física e digital em várias regiões e ecossistemas do Paraná. Na região Leste, estão nas cidades de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Rio Branco do Sul e Paranaguá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.