Redes versus Segurança: que batalha é essa?

0

Os projetos de transformação digital estão acelerados como nunca. Segundo a IDC, entre 2020 e 2023 a soma dessas iniciativas deve atingir 6,8 trilhões de dólares em todo o mundo, mas um dado alarmante acaba de surgir para pontuar uma complexidade. Uma pesquisa realizada pelo Censuswide identificou a falta de colaboração entre os profissionais de rede e de segurança na América Latina, e isso fará com que as empresas repensem as abordagens "de dentro para fora".

A pesquisa revela que 51% dos CIOs acreditam que essa falta de colaboração impede que as empresas reconheçam os benefícios da transformação digital. Isso significa que se as equipes não puderem trabalhar de forma colaborativa e eficaz, os gastos de 6,8 bilhões podem se tornar um desperdício. Além disso, a implementação de arquiteturas de próxima geração vira uma ideia distante, como SASE, por exemplo, que se baseia justamente na convergência dessas duas operações.

As equipes também foram questionadas e os resultados não são animadores. Enquanto 46% dos funcionários dos dois times fazem parte de grupos que se reportam ao mesmo gestor, 35% deles afirmam que "as equipes de segurança e rede não trabalham muito em conjunto", e 45% descrevem a relação em termos bem negativos, como "combativo", "disfuncional", "frio" ou "irrelevante". E é interessante observar que, na verdade, não possuem objetivos diferentes. Os dois grupos selecionaram as mesmas três prioridades para 2021: "apoiar o aumento da produtividade da empresa como um todo", a "expansão da infraestrutura para apoiar o crescimento dos negócios" e "aumentar a visibilidade e o controle".

Também não é uma questão de falta de oportunidade para atuar em conjunto, já que 83% afirmam que estão trabalhando em um projeto de transformação digital atualmente ou acabaram de concluí-lo, e 68% desses projetos envolvem a transformação de rede e segurança, com 64% sob a responsabilidade do mesmo gestor. E não existe uma barreira ideológica. Para 81% dos profissionais de segurança e 76% dos de rede, segurança está sob a responsabilidade do time de redes e afirmaram que 'a segurança está embutida na arquitetura de rede'. A recente visibilidade do CISO entre os executivos C-level gerou alguns conflitos com CIOs e as equipes de rede, e abordagens diferentes começaram a ser adotadas para atingir as metas organizacionais. Ainda assim, essa não foi a causa do afastamento.

O papel da segurança é identificar problemas e articular ações para a sua solução, e os pontos mais desafiadores geralmente estão nas arquiteturas de rede. Embora a segurança possua uma estratégia, ela depende dos times de rede, infraestrutura e de aplicações para executar e atingir os objetivos de negócios.

O acordo de paz (spoiler: ninguém precisa se render)

Alguns desses mesmos problemas ocorrem entre outras divisões da TI, e isso nos permite observar como estão resolvendo essas diferenças.

Se olharmos à nossa volta, já conhecemos na prática alguns exemplos com benefícios significativos. O DevOps foi criado para reunir uma equipe multifuncional com todas as habilidades e pessoas necessárias para construir, implementar e executar um produto ou software. O mesmo ocorreu com a união das operações de TI e de segurança, resultando no SecOps e, mais recente, com DevSecOps, no qual a segurança de apps e infraestrutura atuam em conjunto desde o início.

A pandemia fez muitas empresas repensarem as linhas organizacionais, levando-as a apostar em equipes de especialistas para enfrentar os desafios de viabilizar e proteger os funcionários em atuação remota, sob lideranças sêniores que garantiram mais autonomia e, consequentemente, mais agilidade nos processos. A estruturação de equipes multifuncionais é a melhor forma de corrigir a divisão entre rede e segurança. Um dos maiores desafios é o conflito entre os dois centros operacionais, NOC e SOC, que ficam empurrando tickets uns aos outros, e esse passa e repassa não contribui nada para encontrar a origem dos problemas.

A conversão dos dois em único centro de operações de rede e segurança (SNOC) é um grande passo na direção certa.

Equipes empenhadas, multifuncionais e competentes minimizam a necessidade de reduzir padrões, e o apoio da liderança é a chave para o sucesso. As equipes precisam se desprender da ideia do ticket como uma carga e se concentrar na ação, com foco apenas nos objetivos e nos principais resultados (OKR, sigla em inglês para Objectives and Key Results). Uma forma de ilustrar isso é melhorar a consciência de segurança da equipe, que pode ser mensurada por uma redução de 20% nas tentativas simuladas de phishing, por exemplo, e compartilhar esse resultado com as duas equipes.

Esse relacionamento disfuncional saiu do controle, mas há muita coisa em jogo para permitir que isso continue. A colaboração é fundamental para uma empresa que deseja otimizar a segurança e o gerenciamento de riscos, enquanto melhora a experiência e a produtividade do usuário. Além disso, vale lembrar que os investimentos em transformação digital estão em ritmo aquecido e só tendem a se manter se os resultados forem positivos. A necessidade imediata dessa união vai muito além da política da boa vizinhança. Impacta diretamente na saúde de todo o ciclo de negócios e no sucesso da transformação digital.

Mike Anderson, Chief Digital and Information Officer da Netskope.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.