Sistema de saúde da Irlanda é paralisado por ataques de ramsomware

1

O sistema público de saúde da Irlanda foi interrompido na última sexta-feira,14, devido seus sistemas de TI terem sofrido um ataque criminoso de ransomware. Os departamentos de emergência continuaram operando normalmente, mas as autoridades de saúde disseram em um comunicado na segunda-feira, 17, que estão trabalhando para colocar os sistemas de computador de apoio à maternidade, cuidados infantis e radiologia novamente online.

A invasão do ransomware no Health Service Executive (HSE) da Irlanda, o sistema de saúde público de US $ 25 bilhões, forçou hospitais em várias partes da Irlanda a alterar seus serviços. Em alguns casos, funcionários do hospital dizem que entraram em contato com mulheres grávidas e as encorajaram a não vir ao hospital a menos que estejam perto da data prevista.

Não estava claro quando os sistemas HSE seriam colocados novamente online. Autoridades de saúde disseram que o desligamento da rede foi temporário para conter a disseminação do ransomware, segundo informa o site CyberScoop.

O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, disse que o governo não vai pagar resgate.

Na capital Dublin, o Hospital Rotunda, uma maternidade, cancelou muitas consultas ambulatoriais. E o UL Hospital Group, que administra seis hospitais no oeste da Irlanda, disse que a maioria das consultas ambulatoriais e procedimentos eletivos serão realizados a partir de segunda-feira, mas que "pacientes não urgentes podem sofrer atrasos significativos".

Fergal Malone, um oficial sênior do Rotunda Hospital, disse que o hospital teve que voltar a usar papel e caneta e entrar em contato com os pacientes por mensagem de texto.

"Já enviamos uma mensagem de texto a todas as pacientes que têm consultas hoje para que saibam que, a menos que estejam com mais de 36 semanas de gravidez ou a menos que tenham uma emergência ou uma preocupação com seu bebê, provavelmente não deveriam vir ao hospital," Malone disse à emissora irlandesa RTE.

Os sistemas de TI que a Child and Family Agency da Irlanda usa para coletar referências online sobre segurança infantil também estavam offline por causa do incidente de ransomware. A agência incentivou as pessoas a fazerem referências entrando em contato com os escritórios locais.

O National Cyber ??Security Center (NCSC) do governo irlandês disse que os invasores usaram o Conti , uma variedade de ransomware que surgiu há um ano e tem sido usada em várias tentativas de extorsão. O NCSC disse que está trabalhando com a União Europeia e outros aliados para compartilhar dados sobre o incidente e "garantir que o HSE tenha acesso imediato a suportes cibernéticos internacionais".

Além da violação das redes do HSE, havia atividade cibernética maliciosa na rede do Departamento de Saúde da Irlanda, disse o NCSC. Os investigadores, no entanto, frustraram a tentativa dos hackers de executar ransomware "devido à implantação de ferramentas durante a investigação", de acordo com o comunicado.

É apenas uma das muitas interrupções que o ransomware causou aos serviços de saúde em todo o mundo durante o surto do coronavírus.

A pandemia trouxe à tona as vulnerabilidades digitais do setor de saúde, uma vez que grandes hospitais e clínicas minúsculas também tiveram que lidar com hackers. Só em 2020, 560 instalações de saúde nos EUA foram afetadas por incidentes de ransomware, de acordo com a empresa de segurança Emsisoft.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.