Publicidade
Início Blogueria Empresas e marcas têm apenas uma chance para oferecer a “experiência completa”...

Empresas e marcas têm apenas uma chance para oferecer a “experiência completa” em seus aplicativos

0
Publicidade

A pandemia trouxe mudanças profundas em muitas áreas das nossas vidas. Tem sido fascinante observar nossas atitudes em relação à tecnologia e como a usamos. Como consumidores, o uso de tecnologia em todas as faixas etárias acelerou e mudou a maneira como nos relacionamos com as marcas, consumimos serviços e tomamos decisões de compra.

As empresas também tiveram que passar por uma transformação digital significativa para manter suas operações – e para falar a verdade – sobreviver! Agora, as organizações têm que considerar as mudanças que ocorreram e o que elas significam para seus aplicativos voltados para o cliente e para a infraestrutura de TI a longo prazo. Quais são as consequências nas expectativas dos consumidores? Será que elas permanecerão na medida em que a pandemia começa a acabar? E como isso irá impactar a forma como as organizações implementam tecnologia?

No relatório The App Attention Index 2021: Who take the rap for the app?, da AppDynamics, exploramos como os relacionamentos das pessoas com os aplicativos – e as marcas por trás deles – mudaram durante a pandemia e o que isso significa para ambos. A pesquisa, que contou com respostas de mais de 13.000 pessoas em todo o mundo, descobriu que para 63% das pessoas, a expectativa para um desempenho confiável e consistente em seus serviços digitais aumentou muito durante a pandemia.

Além disso, quando a experiência do consumidor não alcança sua expectativa, eles não estão interessados ??no motivo – imediatamente culpam a marca e o aplicativo. 68% das pessoas acreditam que é desrespeitoso para os usuários que as marcas ofereçam uma experiência digital ruim nos dias de hoje. Seja qual for o problema dentro do próprio aplicativo – como páginas carregando lentamente ou falhas de segurança, ou fatores externos como conectividade com a internet ou problemas técnicos com serviços de terceiros dentro do app – para o consumidor não há distinção. Agora as marcas devem adaptar-se a essa nova realidade e agir.

A lealdade dos consumidores está com aqueles que investem no digital

Embora a pandemia tenha acelerado o uso da tecnologia, os consumidores afirmam estarem gratos pela forma como os aplicativos e serviços digitais impactam sua qualidade de vida – 84% dos consumidores afirmaram que serviços digitais permitiram-lhes passar por este período desafiador e funcionar na maioria das áreas de suas vidas.

Um grande investimento foi feito em aplicativos durante a pandemia e isso não passou despercebido, com 72% dos consumidores dizendo que se sentem gratos às marcas que investiram no digital para que pudessem ter acesso aos serviços que amam e confiam. Ainda, 67% dizem que algumas marcas foram muito além com a qualidade de seu serviço digital durante a pandemia e que isso impactou positivamente sua fidelidade a essa empresa.

Portanto, os últimos anos são prova do que pode ser alcançado com ótimas experiências em aplicativos. Contudo, o nível do que é considerado uma boa experiência aumentou significativamente.

Só há uma chance de entregar experiências de aplicativos completas

Os consumidores de hoje estão procurando experiências completas em aplicativos – serviços digitais confiáveis, de alto desempenho, simples, seguros, úteis e divertidos de usar.

As expectativas cada vez maiores, número crescente de usuários e a falta de tolerância com erros, assim como a demanda por novas funcionalidades e a aceleração para a nuvem, trouxeram uma crescente complexidade ao departamento de TI, com algumas arquiteturas tão complexas que até mesmo seus operadores podem ter dificuldade para compreendê-las completamente. Isso torna o cenário ainda mais desafiador para os líderes de TI, que devem saber como priorizar ações com base no impacto nos negócios e no usuário.

A experiência completa no aplicativo precisa acontecer já no primeiro contato do usuário com a ferramenta. A maneira como os clientes interagem com o negócio precisa ser observada. As equipes de TI devem ser capazes de ver, entender e otimizar o que acontece em todo o seu sistema, desde os aplicativos voltados para o cliente até a rede e a infraestrutura, se quiserem fornecer as experiências digitais perfeitas, e esta é a nova norma.

Ao explorar a observabilidade full-stack por meio de um contexto de negócios, por exemplo, as equipes de TI podem avaliar e priorizar quais problemas potenciais podem ter o maior impacto nos clientes e no negócio. Isso permitirá que eles priorizem suas ações e atendam às expectativas dos consumidores. É somente aplicando essa lente de negócios que eles podem observar o que é mais importante para a organização e realmente focar suas decisões e recursos.

Para 85% dos consumidores, os serviços digitais se tornaram uma parte simplesmente fundamental da vida. Isso significa que o serviço digital não é mais apenas mais um canal, ele É o negócio. Com a lealdade sendo central para as marcas, o sucesso depende da adoção de uma visão completa, full-stack das infraestruturas de TI com contexto para os negócios, com apenas uma chance para conquistar a experiência completa no aplicativo.

João de Valentin, head da Cisco AppDynamics na América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile