Publicidade
Início Blogueria Entenda porque resolver fraudes de chargeback é imprescindível para o seu e-commerce

Entenda porque resolver fraudes de chargeback é imprescindível para o seu e-commerce

0
Publicidade

Quando uma pessoa se desloca a uma loja física em um shopping ou na rua, ela se preocupa com algumas questões específicas para que tenha uma boa experiência. A segurança do estabelecimento no pagamento e contra assaltantes é uma delas. Nos negócios digitais não é diferente, já que em 2020, o relatório da Akamai revelou que foram mais de três bilhões de tentativas de roubo de credenciais no Brasil. Dessa forma, a cada ano as empresas se preocupam mais em implementar soluções antifraude baseadas em machine learning, não apenas para promoverem compras seguras, mas também evitarem travar o crescimento de vendas.

Peguemos como exemplo para análise a fraude do cartão de crédito. Provavelmente, todos nós conhecemos um indivíduo que contestou uma cobrança indevida e pediu a devolução do valor pago ao seu banco. Posteriormente, a instituição solicita que o lojista devolva essa quantia, processo conhecido como chargeback.

Os chargebacks podem prejudicar lojistas de várias maneiras. Uma delas obviamente é financeira, visto que, quando uma contestação de cobrança acontece, o produto ou serviço já foi enviado ou o trâmite logístico já está a caminho. Isso significa que o lojista não só tem que devolver o valor da compra integralmente, mas ainda precisou entregar o pedido, gerando todos os custos associados a ele e à entrega em si.

Além desse custo direto e imediato, há também a possibilidade de multas e punições serem aplicadas pelas bandeiras de cartão, sendo uma delas a perda da possibilidade do estabelecimento ter o cartão de crédito como uma das formas de pagamento oferecidas. Além disso, a imagem da organização como um todo pode ficar manchada, pois a partir do momento em que vários consumidores têm problemas com a segurança de suas compras, a loja fica caracterizada como um ambiente inóspito para se adquirir produtos e serviços.

É um cenário em que nenhum dos lados sai ganhando. A loja não deseja ter prejuízos nas vendas e na sua reputação, tampouco o cliente quer uma nova dor de cabeça e pedir a devolução do valor pago. Para evitar uma situação como essa, as empresas precisam recorrer a soluções que analisem o comportamento do usuário do aplicativo ou site de forma rápida. Ou seja, o risco de fraude gera a necessidade da implementação de uma tecnologia capaz de antecipar e prevenir esses crimes.

Os criminosos não precisam de grandes brechas. Eles acham espaços para agir em pequenas lacunas de segurança. Por isso, o processamento de informações sobre as características das transações precisa ser aprimorado todos os dias, com a análise comparativa de cada compra em relação às características usuais do consumidor. O algoritmo de uma plataforma moderna consegue identificar ações suspeitas que métodos manuais jamais teriam a capacidade de antecipar, como divergências no tempo do fluxo de navegação; ou seja, se o padrão de interação do usuário com a plataforma muda.

Aumento da aprovação de vendas

Está mais do que óbvio que sistemas antifraude são necessários para prevenir perdas financeiras. Porém, essa empreitada não pode privar a escalabilidade dos negócios da empresa, o que infelizmente acaba sendo comum para soluções ineficazes, que barram transações legítimas por suspeitas infundadas – casos chamados de “falsos positivos”. Inteligência artificial precisa ser feita de forma inteligente.

O empreendedor tem de usar a tecnologia a seu favor, de maneira estratégica. Modelos de aprendizado de máquina são capazes de organizar uma multitude de informações pessoais do usuário no aplicativo, combinar com dados transacionais e de comportamento para aplicá-las em uma avaliação específica de uma transação. Dessa maneira, oferece uma resposta dada em tempo real, que, ao mesmo tempo, identifica padrões fraudulentos e não deixa a companhia travar a sua conversão de vendas legítimas.

Portanto, em plena era da expansão do e-commerce era da expansão do e-commerce, não é mais possível apostar em plataformas antifraudes tradicionais. Engenharia e ciência de dados de alto nível tornam viável a redução de danos causados por fraudadores – que a cada dia ficam mais articulados – e garantem o crescimento de empresas digitais. Sem uma estratégia que envolva a adaptabilidade, a companhia está deixando um desses quesitos de lado, ou, no pior dos cenários, os dois.

Pedro Sanzovo, cofundador e CEO da Legiti.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile