Publicidade
Início Notícias Inovação Organizações brasileiras estão entre parceiros para construção “responsável” do metaverso

Organizações brasileiras estão entre parceiros para construção “responsável” do metaverso

0
Publicidade

Quatro organizações brasileiras – ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), IRIS (Institute for Research on Internet and Society), Safernet e IP.Rec – estão entre os dez novos parceiros anunciados pela Meta no âmbito dos Programas XR e Fundos de Pesquisa. O objetivo é fomentar projetos e pesquisas externas que ajudem os esforços de construção responsável do metaverso, com bem-estar e segurança.  

Os investimentos totais, ao longo de dois anos, serão de US$ 50 milhões. Por meio deste fundo, a Meta vai colaborar com parceiros na indústria, grupos de direitos civis, governos, organizações sem fins lucrativos e instituições acadêmicas para determinar como construir essas tecnologias de forma responsável. 

O metaverso é um conjunto de espaços virtuais que podem ser criados e explorados por pessoas que não estão num mesmo espaço físico. Neles, é possível estar com amigos, trabalhar, jogar, aprender, comprar, criar e muito mais.  

A seguir, as iniciativas parceiras anunciadas e os detalhes sobre seus projetos. Seis delas são latino-americanas:   

  • O ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, Brasil) vai estabelecer um hub de especialistas para identificar e informar oportunidades e desafios de inovação do metaverso nos países da América Latina, particularmente no Brasil. 
  • O IRIS (Institute for Research on Internet and Society, Brasil) estudará privacidade e proteção de dados em tecnologias imersivas no contexto das políticas e estruturas de governança existentes. 
  • A Safernet (Brasil) organizará um programa que inclui workshops e hackathons para discutir a segurança de mulheres e crianças em experiências de realidade virtual e aumentada.  
  • O IP.Rec (Brasil) analisará as políticas públicas brasileiras aplicáveis à realidade virtual e aumentada. 
  • O C-Minds Eon Resilience Lab (México) vai se conectar a especialistas de toda a região para discutir e pesquisar oportunidades econômicas, privacidade e segurança, gênero e governança, incluindo a aplicação de tecnologias de aprimoramento de privacidade no metaverso. 
  • A Fundación Universidad de San Andres (Argentina) vai pesquisar tecnologias imersivas, além de identificar oportunidades e desafios éticos no metaverso, com foco em abordagens legais e regulatórias, conexão de interoperabilidade social e técnica, além de inclusão. 
  • Com o objetivo de preparar a força de trabalho dos Estados Unidos, a Meta está lançando uma parceria com a Jobs for the Future (Estados Unidos) para demonstrar como as tecnologias de realidade virtual e aumentada podem fortalecer a competitividade de pequenas e médias empresas ao requalificar trabalhadores, principalmente aqueles que estão em desvantagem no mercado de trabalho. 
  • A Chuo University (Japão) terá como foco pesquisas que possam melhorar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, lideradas por Yukie Saito, professor associado da Faculty of Global Informatics. 
  • O Projeto Rockit (Austrália) investigará, por meio de uma série de consultas, as perspectivas dos jovens sobre seus relacionamentos com realidade virtual e aumentada, e também o que é necessário para criar comunidades sociais online mais seguras. 
  • A Australian National University (Austrália) vai explorar a estrutura do metaverso como um sistema: a interação dos elementos técnicos, sociais, culturais, regulatórios e ambientais. 

Outros parceiros anunciados anteriormente foram: 

  • Digital Wellness Lab do Boston Children’s Hospital, afiliado da Harvard Medical School, que focará em melhorar nosso entendimento de como podemos promover a alfabetização digital dos jovens e incorporar o bem-estar às tecnologias emergentes do metaverso. 
  • Everfi, que desenvolverá e implementará um programa de alfabetização digital para alunos de 13 anos ou mais para promover a segurança e o bem-estar do metaverso. 
  • Dr. Lewis Bernstein, ex-vice-presidente executivo de pesquisa e divulgação educacional no Sesame Workshop, que será conselheiro sobre a criação de conteúdo de alfabetização digital apropriado para o desenvolvimento para jovens no metaverso. 
  • Colorintech (Reino Unido), que organizará uma competição para criadores inspirarem ideias sobre equidade dentro do metaverso e prêmios para apoiar criadores de grupos sub-representados. 
  • Alte Nationalgalerie (Alemanha), que fará uma ponte entre as artes visuais e as artes virtuais, por meio de uma experiência inclusiva. 
  • Peres Center for Peace and Innovation (Israel), que reunirá startups e desenvolvedores de realidade virtual e aumentada para criar oportunidades de impacto econômico e social no metaverso. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile