Produção e venda de conteúdo digital cresce 23%

0

Coordenadas pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), as pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro mostram que, em 2021, o setor apresentou um movimento de expansão, se comparado aos dados de 2020, nos levantamentos produzidos pela Nielsen Book.

A pesquisa aponta que o faturamento das editoras com a venda de livros registrou um crescimento nominal de 6% e, em termos reais, queda de 4%, considerando a variação do IPCA de 2021. Já o levantamento referente ao conteúdo digital revela um acréscimo nominal de 23% e em termos reais, 12%, no faturamento com conteúdo digital.

O presidente da CBL, Vitor Tavares, comenta os resultados sobre a produção e vendas do setor: "Ano passado foi um ano positivo para as editoras, cenário diferente do observado em 2020, com a pandemia. Passamos por um período desafiador para o mercado, no qual precisamos ajustar nossas expectativas e buscar maneiras criativas para alcançar nossos objetivos. Foi um trabalho em parceria, para desenvolver o setor e fortalecer o livro e a leitura no país".

Como já é tradicional, a pesquisa traz os dados totais e dos seus quatro grandes subsetores: Obras Gerais, Didáticos, Religiosos e CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais). Em 2021, três subsetores registraram aumento no faturamento nas vendas ao mercado, sendo que o grande destaque ano passado foi o subsetor de Obras Gerais, com acréscimo de 14%, ou seja, acima da variação da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB). Descontada a inflação, o aumento foi de 3%.  O subsetor de Obras Gerais obteve crescimento por três anos consecutivos, consolidando a curva ascendente.  O subsetor de Religiosos voltou aos níveis pré-pandemia, com expansão de 14% (nominal) e 3% (real). Já o subsetor de CTP apresentou expansão nominal importante, de 7%, embora ainda com recuo de 3%, em termos reais (descontada a inflação do período).

O subsetor de Didáticos, incluindo apenas as vendas ao mercado, é o único que apresenta queda significativa, de 14% em termos reais, e 5% (nominal), pois reflete a retração das vendas em ano de pandemia. Além disso, houve grande migração de alunos da rede privada para a pública, em decorrência da crise econômica.

Para o presidente do SNEL, Dante Cid, que acompanha a comissão de pesquisa há muitos anos, o levantamento é uma referência fundamental para o mercado editorial brasileiro.  "Não são muitos os países que dispõem de uma plataforma desse tipo. Esta edição é muito especial, pois nos permite um retrato do mercado no contexto de um ano de pandemia comparado com um ano muito heterogêneo como foi 2020, com um misto de pré-pandemia e lockdowns intensos. Vimos o impacto disto, por exemplo, na queda dos Didáticos e no aumento da importância do e-commerce para alguns segmentos. No digital, a expectativa de um grande crescimento na participação do e-book nas vendas totais não se concretizou, apesar do significativo avanço nominal."

A pesquisa também revela que as livrarias e as livrarias exclusivamente virtuais contribuíram com fatias similares no faturamento das editoras, com participação de 29,95% e 29,86%, respectivamente.

Os dados mostram que também foi registrado crescimento nas vendas de e-books, audiolivros e outras plataformas de conteúdo digital em 2021. O faturamento total teve um acréscimo nominal de 23% e em termos reais, 12%.  O faturamento foi de R $180 milhões no ano passado, contra R $147 milhões em 2020. Mesmo com esse crescimento, o conteúdo digital continua representando 6% do mercado editorial brasileiro.

Do faturamento total com conteúdo digital em 2021, R$ 125 milhões foram de vendas de e-books individuais e R $56 milhões foram por meio de outras plataformas de distribuição, como biblioteca virtual e serviços de assinatura de leitura digital.

Clique aqui para fazer o download das pesquisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.