O do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 142,6 milhões para a Itautec, com objetivo de ampliar a pesquisa, o desenvolvimento e inovação em produtos e processos; além de aumentar a capacidade produtiva e expansão da atividade internacional.
O apoio do BNDES, que equivale a 79% dos investimentos totais, de R$ 180 milhões, contribuirá para que a empresa desenvolva tecnologia nacional de ponta, amplie suas exportações e aumente sua inserção internacional, gerando divisas para o país.
A Itautec também destinará recursos para a adequação do processo de produção a questões ambientais. O financiamento do Banco será concedido nas linhas Finem (de financiamento a projetos), Inovação Produção, Inovação P,D&I e Internacionalização.
O programa de investimentos visa aumentar a produtividade em virtude da modernização das linhas industriais e preparar o portfólio de soluções para um novo conceito de automação. A modernização das linhas de produção propiciará ganhos de qualidade e a utilização mais eficiente dos insumos.
Como principais resultados sócio-econômicos destacam-se a geração de divisas, resultantes das ações voltadas à internacionalização da empresa, e a descentralização, a partir da transferência de atividades industriais da capital para o interior do estado de São Paulo.
Avanço no Exterior
O principal objetivo da linha de internacionalização do Banco é contribuir para o crescimento das exportações de empresas brasileiras. O financiamento à Itautec foi concedido nas novas condições da linha, que passou por redução de spread de 3% para 1,5%.
A Itautec está investindo em sua expansão internacional, adquirindo empresas no exterior. A última aquisição foi a da americana Tallard Technologies, que contou com o apoio do BNDES. O Banco também aprovou o apoio à capitalização de duas subsidiárias da Itautec no exterior, em Lisboa e em Miami, visando seu fortalecimento.
A Tallard é uma companhia americana com atuação importante nos mercados de informática, automação e serviços. Sua aquisição servirá para ampliar os canais de internacionalização da Itautec, que, nos últimos dois anos, abriu filiais comerciais no México e no Equador e adquiriu uma companhia de automação comercial na Espanha.
Com sede em Miami, a Tallard distribui com exclusividade os produtos IBM para o Chile, México e Venezuela, sendo também distribuidora dos produtos Avaya e Apple para países da América Latina.