Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Brasil terá centros de controle integrados para garantir a segurança durante grandes...

Brasil terá centros de controle integrados para garantir a segurança durante grandes eventos

0
Publicidade

O Brasil irá implantar 27 Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CiCCM), que integrarão as ações de segurança pública para os grandes eventos agendados nos próximos anos. O anúncio foi feito pela Secretaria Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça. A iniciativa visa a Copa das Confederações, já em andamento, a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, além da Jornada Mundial da Juventude, entre outros grandes eventos programados.

Desenvolvidos pelo consórcio Rontan e Medidata e suas subcontratadas IBM e Cisco, os CiCCMs são veículos (caminhões) adaptados e equipados com sistemas de comunicações, vídeo monitoramento e uma plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos.

Os caminhões, que podem abrigar até 16 profissionais em seu interior, funcionarão como postos avançados de comando e controle, a partir dos quais agentes de diferentes órgãos públicos coordenarão esforços em conjunto e terão acesso a informações integradas, agilizando a capacidade de resposta em relação a incidentes, ou possíveis ameaças à segurança pública de cada cidade. Os operadores poderão visualizar, monitorar e analisar as informações para ajudar na tomada de decisões rapidamente em situações de emergência e risco.

Os CiCCMs serão capazes de monitorar e dar suporte a toda operação de segurança dos jogos nos estádios de futebol, fan fests, hotéis e deslocamentos de delegações. Além disso, atuarão em incidentes, ocorrências não programadas que possam afetar as áreas de interesse operacional, aeroportos, locais de grande circulação e aglomeração de pessoas e rotas programadas.

Esses centros serão equipados com uma completa infraestrutura tecnológica que permite o monitoramento em tempo real, por meio de imagens das câmeras térmica e visual, instaladas no próprio caminhão, sistemas de comunicações via rádio, micro-ondas e telefonia entre os operadores do centro e as equipes de campo, além de tecnologias inteligentes especialmente desenhadas para a gestão de grandes eventos.

A Rontan, como fabricante e adaptadora de veículos pesados responderá pelo sistema de sinalização acústica/visual, os sistemas de comunicações e dados de missão crítica, o sistema de videomonitoramento.

Esse aparato foi integrado para garantir mobilidade e permitir o atendimento às diversas formas de operações durante os grandes eventos, assim como as necessidades de segurança pública dos Estados.

No projeto elétrico tudo foi pensado para que o CiCCM tenha autonomia mínima de oito horas.  Equipados com controle de acesso biométrico, ar condicionado, banheiro e copa, 15 das 27 unidades terão avanço lateral com sala de reuniões para o alto comando. 

O sistema de link móvel permite a conexão de todos os equipamentos instalados no CiCCM a um centro fixo. Um painel digital será responsável pela divulgação das ocorrências e orientações quando necessário. 

A Medidata Grupo Amper será responsável por unir todos os sistemas de tecnologia da informação e processos envolvidos no projeto. A empresa vai liderar o trabalho dos parceiros tecnológicos, a fim de que todas as diferentes plataformas se comuniquem de forma harmoniosa, transformando o veículo efetivamente em um Centro Integrado de Comando e Controle.

Serão implantados múltiplos sistemas: servidores, sistema de telefonia, infraestrutura de rede, com switch, roteador, controladora wireless, access points, sistema de integração de comunicação, soluções de inteligência, vídeo monitoramento e controle operacional, computadores e periféricos, tais como impressoras e televisores.

A IBM contribuirá com sua experiência no desenvolvimento de cidades Inteligentes e com tecnologia de análise de dados para criar uma plataforma integrada que oferece inteligência para os agentes de segurança pública.

Com a solução, será possível obter informações necessárias para identificar rapidamente possíveis incidentes, melhorar a identificação de ameaças e capacitar os operadores a responder mais rapidamente a situações adversas.

A IBM fornecerá seu software Intelligent Operations Center, capacidades de análise de vídeo e uma solução robusta e escalável de armazenamento de dados.

A Cisco participa com as tecnologias de comunicação e colaboração do sistema, incluindo roteadores e switches de alta perfomance, pontos de acesso Wi-Fi internos e externos, sistema de telefonia IP, além da plataforma IPICS, que permitirá a interligação de forma rápida e confiável de todos os sistemas legados de rádiocomunicação e telefonia das agências envolvidas na gestão da segurança dos eventos.

“O centro móvel nos permite ter a gestão de uma operação em locais específicos. Nos grandes eventos, teremos uma grande operação de segurança em toda a cidade, mas há pontos sensíveis em que poderemos deslocar um braço das ações para lá”, explica Jacinto Valdinho Caetano, secretário da Sesge.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile