Publicidade
Início Blogueria Geolocalização, gestão de risco e segurança da informação

Geolocalização, gestão de risco e segurança da informação

0
Publicidade

Pensando no crescimento do e-commerce nacional, que subiu 29% em 2012, registrando uma movimentação total de R$ 24,12 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), atingimos, hoje, dimensões gigantescas em dados privativos e não privativos trafegando pela internet. Se tentássemos visualizá-los em forma de pontinhos preenchendo o mapa das grandes cidades, estes milhões se destacariam por três cores: o vermelho, o amarelo e o verde.

O verde é para as compras feitas pela internet que obtiveram sucesso, de acordo com a localização de onde foi feita a compra. O amarelo é para as compras realizadas pela internet que ficaram pausadas pela falta de confirmação de dados. Já o vermelho é para os vários tipos de fraudes que vêm crescendo a cada ano, sendo o grande temor para quem compra e vende online. De acordo com dados da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, esse tipo de ocorrência chega a 4% do volume total de compras, ou seja, o equivalente a cerca de R$ 1 bilhão.

O e-commerce necessita de um sistema de geolocalização do vendedor, a fim de analisar também o risco dos mesmos burlarem o sistema de vendas na internet e nas redes sociais. Com este sistema dotado de um cruzamento direto de informações de registro na Receita Federal e outros registros fiscais e de segurança, certamente haverá uma maior qualidade e confiabilidade entre os lojistas (pequenas e médias empresas).

Esse sistema de geolocalização pode também ficar à disposição do vendedor para obter mais informações do comprador. Desta maneira, o rastreador efetua uma busca para encontrar em que região o e-consumidor fez suas últimas compras e se, por acaso, a compra estiver sendo feita de uma máquina local, o sistema verifica e pede alguns dados adicionais, para evitar compras realizadas com cartões clonados. 

A geolocalização é a melhor arma para o combate antifraude, se não erradicando, inibindo do e-commerce compradores criminosos e lojas ou vendedores sem responsabilidade nem idoneidade.

Cassio Krupinsk é o sócio fundador da Oxibiz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile