Aplicativo vai ajudar empresas a monitorarem Covid-19 entre colaboradores

0

O rastreamento de dados ou a identificação de pessoas que possam ter sido expostas a alguém com vírus estão sendo utilizados como formas de controle da pandemia da Covid-19 em todo o mundo. No Brasil, instituições públicas e privadas se preparam para o retorno gradativo das atividades presenciais, e buscam adaptar-se por meio de soluções e serviços que minimizem os riscos de contágio enquanto a epidemia durar.

Diante deste contexto, o Grupo Idealit, empresa integradora de tecnologias da informação (TI), está lançando o Idealit Life Care, solução que aplica a inteligência de negócios para mapear e identificar a saúde dos colaboradores. A ferramenta será oferecida por meio de plataforma e aplicativo, que poderão ser utilizados por cada colaborador.

Na primeira fase, a principal funcionalidade será o monitoramento da Covid-19 entre os funcionários, mostrando indicadores de risco de infecção. Com base em informações diárias fornecidas pelos próprios colaboradores em um formulário de autodiagnóstico e um sistema de identificação via RFID, para a localização do usuário e captura da mobilidade, o sistema irá gerar relatórios com gráficos 360º e indicadores gerais e individuais, apontando o risco de infecção de acordo a aproximação dos funcionários. Câmeras de infravermelho com medição de temperatura também contribuem com o fornecimento dos dados.

O cruzamento de informações aponta um grau de risco de contaminação na empresa baseado em níveis de classificação estabelecidos pelo Ministério da Saúde. "É uma solução inovadora, que vai possibilitar a tomada de ações preventivas com agilidade, propiciando mais segurança com precisão de dados", afirma Rodrigo Pereira, CEO do Grupo Idealit.

Caso haja um funcionário com sintomas suspeitos, por exemplo, o sistema emite uma notificação pessoal de alerta. Automaticamente, o mapeamento identifica pessoas que tiveram contato ou estiveram próximas a esse colaborador, gerando um protocolo para a tomada de ações preventivas, como a solicitação de exames e informações de saúde adicionais e até o afastamento do grupo de risco.

Segundo Pereira, o programa foi desenvolvido com foco em grandes empresas e indústrias de qualquer segmento, mas pode ser ajustado para instituições de médio porte, como escolas, por exemplo. "Também consideramos o novo cenário corporativo, que prevê a valorização do trabalho remoto, com mais pessoas trabalhando de casa ou com deslocamento reduzido", afirma. Para isso, a base de dados do Idealit Life Care também monitora a saúde dos colaboradores que estejam atuando fora do ambiente da empresa, levando em conta a rotina desse grupo.

A adesão de funcionários não é obrigatória e as informações coletadas ficam disponíveis somente para a área responsável da empresa.

Qualidade de Vida

O lançamento do Idealit Life Care marca a entrada do Grupo Idealit no segmento de saúde. Em uma segunda fase, a plataforma seguirá como uma solução completa de apoio à saúde dos colaboradores com uma visão holística, considerando os aspectos físico, psicológico e social. Além da ferramenta de identificação de gripes e doenças epidemiológicas, como a Covid-19, a plataforma irá disponibilizar informações personalizadas com foco na manutenção e melhoria da qualidade de vida dos funcionários.

Haverá programas específicos e direcionados para cada colaborador, utilizando as métricas e o histórico de saúde coletados, o que permite traçar o perfil de saúde de cada um com o decorrer do tempo e desenvolver campanhas preventivas de acordo com as queixas e os problemas de saúde mais frequentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.