Startup de bots aumenta em mais de dez vezes produtividade de PMEs

0

Diferentemente dos chatbots e dos bots disparadores de mensagens em aplicativos e redes sociais, os bots baseados em RPA (Robotic Process Automation) são robôs de software "invisíveis", que rodam lendo telas, usando funções de mouse e teclado como humanos, e que vêm sendo consistentemente empregados na automação de processos em empresas.

Soluções robotizadas auxiliam significativamente companhias em suas jornadas de crescimento, motivo pelo qual a automação, especialmente via bots de RPA, vem sendo apontada por pesquisas como uma das maiores tendências no uso de tecnologia para o setor empresarial.

Prova disso são os resultados recentes alcançados pela solução de RPA da startup BotCity em PMEs da área fiscal e de varejo, que diminuíram em mais de 10 vezes o tempo de tarefas operacionais com o uso de bots. Em uma dessas empresas, processos que levavam até 640 horas por mês para serem feitos por equipe, agora são executados em 24 horas por robô.

O mercado de RPA é hoje o que mais cresce na indústria de software. A crise e o isolamento gerados pelo Covid-19 demandou ainda mais do setor de automação robótica, tecnologia que passou a suprir tarefas de backoffice ou repetitivas para liberar os profissionais, em distanciamento ou home office, para atividades decisivas e de maior valor agregado. De acordo com análises da startup BotCity, esse é um mercado que crescia antes da crise cerca de 30% ao ano globalmente, com potencial de atingir 6.2 bilhões de dólares em todo o mundo até 2026. "Em um momento de crise, é essencial que as empresas consigam fazer análises, construir cenários, inovar e centralizar atendimento em seus clientes internos e externos. Com profissionais afogados em operações e processos repetitivos, boa parte desse trabalho não acontece. Os robôs removem esses gargalos operacionais e integram sistemas, liberando humanos para o trabalho estratégico e voltado para a gestão e para o crescimento", explica Lorhan Caproni, CEO da BotCity.

A startup supre a lacuna de levar essa tecnologia para PMEs, num cenário em que todas as empresas e setores precisarão se automatizar. Como prova dessa necessidade, a startup destaca a pesquisa feita Instituto Information Management (lançada em setembro de 2019), que apontou que 89% das empresas entrevistadas pretendem expandir a implantação de RPA nos próximos 12 meses no Brasil. 

Bots em PMEs

Em 2014, quando começaram a se dedicar a fundo a bots e automações, os sócios da BotCity perceberam que, embora as empresas sentissem na pele a dor da falta de automação em diversos processos, o custo de bots e IA era de altíssimo valor para elas, e somente as grandes companhias teriam acesso a esse serviço privilegiado. Esse aprendizado foi a faísca para a criação da BotCity, uma startup que decidiu voltar suas atenções ao uso de bots e automação para negócios em crescimento e, em especial, do middle market.

"Focamos no middle market porque nesse segmento estão as empresas que precisam ascender rapidamente e que, embora já tenham time próprio de TI, necessitam voltar todos os esforços para o próprio crescimento, não em desenvolver robôs. Neste momento de pandemia, os robôs blindam a operação das pequenas e médias empresas, evitando perdas, e ajudando-as a se prepararem para o crescimento pós-crise", explica Caproni.

Com base nessas experiências, a startup desenvolveu uma solução de "Bot as a Service", que permite que a implantação do robô tenha sempre um custo-benefício claro para a empresa. O resultado econômico pode ser identificado no ROI (retorno sobre investimento) por diversas frentes, como em: tempo logístico economizado, erros evitados e melhoria de processos envolvendo clientes e fornecedores, diminuindo lead time de operação e entregando uma melhor proposta de valor. "O impacto é real. Temos clientes que aumentaram em mais de dez vezes sua capacidade de atendimento em demandas digitais e clientes na área de serviços financeiros que conseguem gerar receitas consultivas com um time reduzido, que antes passava metade do seu tempo em uma tarefa operacional e de baixo valor agregado. E um detalhe importante: não temos nenhum cliente em nosso portfólio que demitiu profissionais por conta de nossos robôs", explica Caproni.

Entrando como parceiros que realizam o processamento pesado, os bots liberam as pessoas para o trabalho consultivo, analítico, de auditoria, garantindo eficiência estratégica onde a supervisão humana é realmente indispensável. Robôs são a ferramenta ideal para um backoffice eficiente e tornam-se um investimento atrativo e ideal para pequenas e médias empresas lidarem com crises. Atualmente, dentre as principais áreas beneficiadas pela automação promovida via bots pela BotCity estão: compras e suprimentos, logística, área fiscal e tributária (tax) e financeiro, em aplicações para os mercados de finanças, varejo, logística, construção civil, educação e engenharia.

Para viabilizar o acesso a esses benefícios, a BotCity aposta num modelo de negócio que torna acessível às empresas a implantação de diversos robôs nas suas operações. "Criamos um modelo inovador de desenvolvimento 100% remoto, tornando possível hoje o atendimento de clientes de todo o Brasil, mesmo durante o isolamento social. Para conseguirmos alcançar prazos ótimos e uma precificação acessível, que não irá sacrificar o caixa das empresas, temos squads dedicados a múltiplos projetos, formados por desenvolvedores, analistas de suporte e gestor de projeto, que oferecem uma operação enxuta e ágil", informa o CTO da BotCity, Gabriel Archanjo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.