Automação para atendimento humanizado

0

O atendimento ao cliente é uma área fundamental para qualquer empresa que oferece qualquer tipo de serviço. É um setor  responsável por ouvir o cliente e auxiliá-lo no que for necessário para resolver aquela demanda. Além disso, é um departamento que está lidando o tempo inteiro com diferentes tipos de pessoas, o que demanda uma boa capacidade de análise do responsável por aquele atendimento.

Acredito que para um bom atendimento é necessário ir além dos processos básicos que são norteados pela empresa, mas se colocar no lugar da pessoa que entra em contato para entender e solucionar a dor daquele respectivo cliente. Além disso, deixar o consumidor falar e, a partir de uma escuta ativa, ajudá-lo na resolução de seu problema faz parte de um atendimento mais humanizado.

Utilizar ferramentas de automação e plataformas inteligentes, também são formas de auxiliar o setor de atendimento, mas é necessário que elas sejam usadas para que o impacto na rotina de seus colaboradores seja efetivo, positivo e, consequentemente, trazendo uma melhora na experiência de atendimento dos clientes.

Além disso, o uso da tecnologia de forma assertiva, como por exemplo, na automação de demandas repetitivas, contribui para a redução de filas de atendimento. O cliente ganha praticidade e velocidade no seu suporte e, como impacto positivo para o analista de atendimento, ganha-se mais tempo para que ele resolva necessidades mais complexas dos clientes, por exemplo, utilizando possíveis informações coletadas pelo sistema automatizado para um atendimento ainda mais humanizado.

Nessas horas a tecnologia é uma grande aliada, mas é preciso que o analista esteja pronto para tomar a iniciativa em casos de análise, investigação e compreensão mais detalhada do problema. Por exemplo, se um site estiver fora do ar, diversos motivos precisam ser investigados e somente um analista vai conseguir solucionar a demanda do cliente em questão.

O pós-atendimento também é uma ação importante que as empresas devem ficar atentas. O analista tem a responsabilidade de deixar registrado todas as necessidades dos clientes e como ele fez para solucioná-las, essas são informações essenciais para que ocorra uma cadência de atendimento. Por exemplo, se um cliente retorna a ligação com o mesmo problema, é possível identificar uma reincidência daquela situação e priorizar o atendimento, com o objetivo de agilizar o processo para que ele não passe pela experiência anterior de relatar todos os detalhes do que é preciso resolver.

Todas essas ações são fundamentais para que empresas possam oferecer um bom atendimento ao cliente. O atendimento humanizado aliado com a automação de ferramentas, contribuem para que este setor possa evoluir cada vez mais, tanto no atendimento quanto nas soluções entregues.

Priscilla Karolczak, gerente de Atendimento e Desenvolvimento da KingHost.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.