Sofist implanta programas para integrar equipe

0

A adoção do trabalho remoto trouxe benefícios e desafios aos gestores e aos colaboradores. Ele possibilitou a contratação de pessoas que não residem nas cidades onde estão sediadas as empresas. Ao mesmo tempo, o gerenciamento de uma equipe, que passou a atuar de forma 100% remota, gerou desafios como o distanciamento entre os gestores e suas equipes e a diminuição da interação entre os colaboradores, que também precisam se adaptar e aprender a gerenciar o tempo dedicado ao trabalho, descanso e lazer.

A Sofist, consultoria especializada em qualidade de software, sediada em Campinas, no interior do estado de São Paulo, implantou programas de mentoria e fortaleceu a integração dos novos talentos, batizado de Onboarding Gamificado. Os programas são complementados por uma gestão de pessoas particularizada e visam promover o desenvolvimento dos colaboradores e a integração da equipe entre si e com os gestores da empresa, o que se tornou mais necessário em um cenário com novos colaboradores, já contratados após a adoção do home office.

O programa de mentoria, iniciado em abril de 2020, possibilita que profissionais de diferentes áreas e formações atuem como mentores e auxiliem colegas a desenvolverem habilidades interpessoais como a comunicação com colaboradores e clientes no trabalho remoto, negociação, liderança, habilidade de falar em público, organização e gestão do tempo, as chamadas soft skills, que ganharam importância com a adoção do home office. Além de habilidades técnicas, que possibilitam evoluir dentro da área ou até a migração para outra área na empresa.

As sessões de mentoria são feitas no horário do expediente e a participação dos colaboradores é voluntária. Segundo Geovana Pavanelli, head de pessoas da Sofist, atualmente 18 colaboradores atuam como mentores e o programa pode durar de dois meses a um ano. Ela mesma mentora um colega que trabalha para melhorar suas habilidades de comunicação com os clientes.

"Os benefícios gerados ultrapassam o desenvolvimento dos mentorados e incluem a satisfação dos mentores em ajudar um colega a se desenvolver, além de promover um ambiente de maior integração entre profissionais de diferentes áreas, que têm a oportunidade de trocar experiências e possivelmente teriam pouca interação no dia a dia", completa Geovana.

A Sofist também fortaleceu o programa de integração dos novos colaboradores. Desde junho de 2020 o Onboarding Gamificado passou a incluir um buddy, colega que ajuda no processo de integração aos projetos em andamento e nas práticas cotidianas da empresa, além de incentivar o novo talento a participar das atividades de integração como happy hour e jogos entre os colaboradores. Essa integração permite aos contratados no período em que a empresa adotou o home office conhecer seus colegas.

O Onboarding Gamificado ainda passou a incluir reuniões com a área de pessoas para a apresentação do plano de carreira, avaliação do nível do idioma inglês, reuniões com o líder da área, com a equipe de negócios e com Bruno Abreu, CEO da Sofist, aumentando a transparência na comunicação da empresa com o novo colaborador.

A Sofist também investiu na visibilidade e transparência dos negócios da empresa, por meio de reuniões de Status quinzenal com o CEO. No início da pandemia eram apresentadas informações sobre as ações para superar as dificuldades geradas pela mudança para o trabalho remoto e as incertezas da economia nacional e, atualmente, são apresentadas informações sobre novos negócios, projetos e saúde financeira da empresa. "Esse diálogo ajuda a ser uma empresa transparente, o que é primordial para o sucesso do trabalho remoto", avalia Geovana.

Desde o início da adoção do trabalho remoto, em março de 2020, o eNPS (Employee Net Promoter Score) da Sofist, métrica usada para medir o nível de satisfação dos funcionários e se eles estão engajados para recomendar a empresa a pessoas de seu círculo pessoal, social e profissional, que é medido mensalmente, está na zona de excelência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.