Parceria entre Matera e Circle conecta Pix à liquidez global em dólar digital

0

A Matera, fornecedora de tecnologia para o sistema financeiro, firmou uma parceria com a Circle, emissora global do USDC, para permitir o uso de stablecoins como meio de pagamento integrado ao sistema bancário tradicional. A iniciativa posiciona a Matera como a primeira fornecedora de tecnologia bancária da região a realizar uma integração nativa com o USDC, stablecoin lastreada em dólar.

Com a aliança, o Digital Twin, plataforma transacional em tempo real da Matera, passa a permitir a interoperabilidade entre moedas locais e o USDC, viabilizando transações instantâneas e seguras em diferentes moedas. O objetivo é transformar stablecoins de meros ativos de reserva de valor para instrumentos de pagamento acessíveis no cotidiano.

A integração permitirá que bancos e fintechs que utilizam a plataforma da Matera ofereçam experiências multimoeda, com saldos simultâneos em real, dólar e USDC, sem a necessidade de construir novas infraestruturas. A tecnologia também conecta nativamente trilhos de pagamentos locais, como o Pix, à liquidez global em USDC, possibilitando operações internacionais mais rápidas e com menor custo.

Leia também: Matera aposta em aquisições estratégicas e inteligência artificial para ampliar portfólio em 2025

"Estamos inaugurando uma nova camada de infraestrutura bancária global. A interoperabilidade entre stablecoins e contas em moeda local deixou de ser um experimento e agora faz parte do coração do sistema financeiro", afirmou Carlos Netto, CEO da Matera.

Segundo a empresa, o USDC é uma stablecoin totalmente lastreada por ativos líquidos em dólares, com paridade de 1:1. A parceria permitirá que instituições financeiras ofereçam o USDC como uma opção de saldo para enviar, receber e realizar pagamentos internacionais com a mesma fluidez das transações locais.

"Integrar o USDC à tecnologia amplamente utilizada da Matera permitirá que instituições financeiras brasileiras realizem pagamentos internacionais de forma rápida, econômica e transparente", destacou Daniel Mangabeira, vice-presidente de Estratégia Regulatória da Circle no Brasil.

A colaboração entre Matera e Circle reforça o conceito de uma arquitetura financeira global conectada, que une o dinheiro tradicional ao digital com foco em interoperabilidade, inclusão e acessibilidade.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.