Você sabia que o ChatGPT não está lendo o seu blog nem vendo seu anúncio, e sim o que a imprensa diz sobre você? Sua marca pode estar invisível para a Inteligência Artificial (IA), mesmo com investimento pesado em mídia paga.
Na nova era da busca com IA, quem não aparece em "earned media", realmente não aparece.
As IAs já estão decidindo quem é relevante. E a decisão não passa pelo seu budget de mídia. Além disso, relações públicas deixou de ser branding. Virou performance. E pouca gente se deu conta disso.
Você já perguntou algo para o ChatGPT, Claude ou Perplexity e recebeu uma resposta detalhada e precisa? É fascinante, não é? Mas, você já se perguntou de onde vêm essas respostas?
A resposta é curta e simples: elas vêm de conteúdo com autoridade comprovada. E é aqui que entra o papel estratégico das relações públicas (PR, abreviação no termo em inglês para Public Relations).
Autoridade importa mais do que nunca. Os modelos de Inteligência Artificial Generativa (LLMs), como ChatGPT, não escolhem aleatoriamente o que vão apresentar ao usuário. Pelo contrário, eles priorizam fontes confiáveis e conteúdos altamente referenciados.
Isso significa que o conteúdo que gera visibilidade espontânea, conhecido como "earned media", ganha protagonismo absoluto.
A lógica é clara: se o seu conteúdo está em veículos com credibilidade reconhecida, ele se torna referência não apenas para as pessoas, mas também para essas ferramentas poderosas de IA.
Publicidade paga e conteúdo próprio não são suficientes. É importante frisar que publicidade paga (paid media) e conteúdo próprio da marca (owned media) continuarão sendo essenciais. Mas, no universo das buscas por IA, eles têm um papel complementar e não central.
Ferramentas como o ChatGPT ou Claude não favorecem diretamente conteúdos patrocinados ou autoproduzidos pelas empresas. Elas priorizam conteúdos validados por terceiros, como artigos, entrevistas e reportagens. E é exatamente aquilo que as relações públicas ajudam a conquistar.
E o que isso significa na prática para relações públicas e marketing?
Para os profissionais de PR, esse cenário representa uma responsabilidade inédita e uma oportunidade histórica. Agora, mais do que nunca, construir e manter relações com veículos de mídia influentes é decisivo para a visibilidade da marca nas buscas conduzidas por AI.
Já para quem atua em marketing, é fundamental entender que a descoberta das marcas, especialmente no momento crítico de decisão de compra, será cada vez mais influenciada pela presença na mídia espontânea.
Ignorar esse fato é correr o risco de desaparecer do radar no momento em que o consumidor mais precisa. Por isso que PR não é mais apenas "bom de ter". Tornou-se um "precisa ter" essencial na era da Inteligência Artificial.
E a sua marca está sendo encontrada pelas IAs ou ignorada por elas?
Rodrigo Barbosa, líder de Comunicação do Agibank.
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