A Itautec anunciou a versão wireless de quiosques de auto-atendimento. Os equipamentos, que possuem tecnologia Wi-Fi, visam ajudar as empresas na redução de custos internos, já que não há gastos com cabeamento e infra-estrutura de rede local.
?Para o mercado varejista é interessante porque proporciona flexibilidade. O dono do estabelecimento pode instalar o quiosque no ambiente mais visitado pelo público e não tem de se preocupar com conexão e infra-estrutura, uma vez que a rede é sem fio?, afirma José Fernando Santos, gerente de produto de automação bancária da empresa. Para o cliente, segundo ele, a vantagem é o acesso fácil para pagar a fatura e emitir o extrato do seu cartão no terminal, o que resolve o problema das filas e proporciona mais tempo para comprar mais.
A versão wireless é oferecida em dois modelos de quiosques de auto-atendimento: o terminal WebWay e o quiosque B3. Eles utilizam um protocolo de comunicação seguro e com alcance de sinal. São ideais, segundo Santos, para aeroportos, lojas de varejo, shoppings, cinemas e até mesmo prédios tombados pelo patrimônio histórico. Empresas como Lojas Americanas, Lojas Renner e a companhia aérea Gol são alguns dos clientes da Itautec no setor.
O terminal WebWay possui monitor de cristal líquido de 15 polegadas e pode ter um PinPad (leitor de cartão magnético), na versão homologada pela Visanet, o que permite a consulta e a finalização da venda de um produto por meio do pagamento com cartão de débito ou crédito. Já o quiosque B3, também com monitor 15 polegadas convencional, foi desenvolvido para instalação em ambientes públicos, já que conta com dispositivos antivandalismo. O terminal pode ser utilizado para emissão de documentos e venda de ingressos. O diferencial do quiosque B3 é a impressão de comprovantes no formato A4.