A TIM, em parceria com a empresa Advanta, lançou uma solução de segurança para caixas eletrônicos. A "AdvantAccess", como foi batizada, consiste na instalação de diversos sensores dentro dos ATMs para o envio, através da rede celular da operadora, de informações sobre possíveis tentativas de fraude ou roubo dos caixas.
Um dos principais sensores é o "anti-skimming", que avisa quando algum objeto estranho é inserido na leitora de cartões da máquina. Isso previne um tipo de fraude muito comum no Brasil em que os bandidos inserem um falso leitor de cartões e conseguem roubar as informações digitadas pelos clientes que acessam o terminal. Sensores no teclado e na tela evitam golpes similares nessas partes do equipamento.
Outro sensor importante é o de movimento: se por acaso houver uma tentativa de retirar o caixa eletrônico de seu lugar, um alerta é enviado. A solução inclui também um sensor de presença, que avisa toda vez que o cofre do ATM é aberto.
Todas as informações são transmitidas por GPRS para uma central que pode ser administrada pelo próprio banco ou ficar a cargo da Advanta, se a instituição financeira preferir. "A Advantaccess opera de maneira independente e não interfere nas demais soluções de gerenciamento de ATMs do banco", esclarece o gerente de marketing da Advanta, Marcelo Brussi.
O fato de a transmissão das informações ser feita pela rede celular e não por cabos é considerado uma vantagem do serviço. "Geralmente a primeira providência que os bandidos tomam é cortar a linha de comunicação do terminal e a eletricidade. Como a solução Advantaccess é sem fio e tem bateria própria, as informações continuam sendo enviadas mesmo se o caixa eletrônico for levado do local", explica o diretor de soluções e parcerias da TIM, Valter Aoki. A bateria do sistema pode ter duração de até 48 horas.
De acordo com Brussi, três bancos estão testando a solução no Brasil. A expectativa é fechar contrato com um grande banco nacional para adoção do sistema nos próximos meses.