Quest Investimentos aposta em projeto de contingência com IBM Brasil

0

A Quest Investimentos, gestora independente de recursos financeiros, fechou um contrato com a IBM Brasil para aumentar o nível de confiabilidade de suas operações e garantir conectividade às Bolsas de Valores, aos investidores e funcionários de forma ininterrupta. A IBM desenvolveu e implementou um plano de continuidade de negócios e resiliência para atender à necessidade de mercado da empresa, já que qualquer parada no seu sistema pode representar perdas para os clientes e para a gestora.
A solução implementada pela equipe de BCRS (Business Continuity and Resiliency Services) da IBM Brasil consiste em uma estratégia robusta e inclui componentes compartilhados e dedicados, como Work Area Recovery, que promove a recuperação da área de trabalho para atender aos funcionários em caso de emergência, além de recursos de TI que permitem restaurar o ambiente produtivo da companhia.
Com a adoção dessa oferta de contingência de suas informações de produção em um site secundário, onde estão espelhados todos os dados da operação principal da empresa, a Quest torna-se capaz de lidar com rupturas das atividades em caso de desastres ou imprevistos. "Com a indústria financeira cada vez mais complexa e interconectada, o risco e o custo de uma paralisação no serviço prestado podem representar o fim de uma companhia. O projeto da Quest Investimentos foi desenhado para que eles possam operar virtualmente sob qualquer circunstância, minimizando o tempo de inatividade e maximizando a excelência de atendimento", diz Arthur Tozatto, líder do setor de BCRS da IBM Brasil.
O objetivo do plano de contingência e resiliência é entender as causas subjacentes das interrupções e identificar e suavizar os riscos de disponibilidade antes que eles possam causar paradas não planejadas. Caso aconteça alguma queda, o site externo dá prioridade aos dados críticos ligados às exigências e necessidades do setor e executa uma planta de retenção e recuperação para virtualmente, de qualquer lugar e a qualquer momento, acessar a informação.
Os ambientes de recuperação de desastres foram projetados para recuperar o funcionamento da empresa no menor período de tempo, minimizando os riscos de perdas. O foco é ajudar a garantir a segurança dos dados, manter os funcionários responsáveis por trabalhos críticos on-line, conservar os principais processos da empresa em funcionamento e, então, quando o sistema principal estiver restaurado, migrar os dados inteiros de volta ao ambiente principal.
Como uma gestora de recursos, a Quest Investimentos precisa demonstrar conformidade com uma série de regulamentações específicas para sua indústria, que solicitam que as empresas atribuam responsabilidades e recursos para a gestão de risco. "Com o crescimento da empresa concluímos que era preciso aumentar o alcance da nossa ferramenta de continuidade de negócios e decidimos trabalhar com uma tecnologia que oferecesse mais conhecimento e experiência para nos ajudar a cumprir as obrigatoriedades regulatórias e as demandas dos mais diversos tipos de investidores", explica Gustavo de Alencar Cardoso, sócio responsável pela área de Risco e TI da Quest Investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.