Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Coop moderniza ambiente de TI com servidores Power Systems, da IBM

Coop moderniza ambiente de TI com servidores Power Systems, da IBM

0
Publicidade

A Coop, uma das maiores cooperativas de consumo da América Latina, modernizou a sua infraestrutura de tecnologia da informação (TI) com a adoção dos servidores da linha Power Systems, da IBM.

O projeto foi desenvolvido com o apoio da consultoria Service IT, que, após uma análise do ambiente da Coop, detectou que os servidores existentes estavam sobrecarregados.

Para se ter ideia, a utilização média dos equipamentos superava o índice de 90%, comprometendo o negócio da Coop. “Era um cenário inviável”, observa Márcio Feres, CIO interino da cooperativa.

Com a adoção da nova plataforma projetada pela Service IT, composta por quatro servidores Power PS700, a utilização média passou para 30%.

Na prática, consultas que antes demoravam até 40 minutos e emissão de notas fiscais que levavam uma hora, agora, são praticamente instantâneas.

A arquitetura de hardware foi dimensionada para chegar ao final do terceiro ano de uso com 60% de utilização, permitindo o crescimento sustentável ao longo deste prazo e com capacidade para absorver eventuais picos de processamento.

De acordo com Feres, o projeto durou cerca de dez meses, entre escolha do fornecedor e implementação da solução.

Em meio ao processo de virtualização dos servidores antigos na nova plataforma, a empresa realizou estudos para a migração dos servidores de banco de dados do ERP. Além disso, atualizou o Oracle, para a versão 11 Enterprise, garantindo o sucesso na migração e a diminuição do tempo de downtime.

Um dos principais fatores que levaram à escolha da solução foi a escalabilidade, diz Feres. “Começamos com um servidor menor, mas sabemos que temos uma ‘avenida’ pela frente se precisarmos aumentar, o que preserva o investimento”, afirma.

Além disso, é possível habilitar “cores” de processadores individualmente para o servidor de banco de dados, o que nos permite ter degraus de crescimento mais baratos. Atualmente, a plataforma hospeda o Oracle como banco de dados do ERP e de outros sistemas.

Além dos equipamentos IBM, o projeto realizado pela Service IT implementou soluções de produção, storage e backup, que garantem atendimento completo durante 24 horas por dia e sete dias por semana a cerca de 600 usuários mais frequentes, além de outros 5.000 esporádicos espalhados nas 28 lojas  da Coop.

Além das lâminas Power PS700, que rodam o sistema operacional AIX, a Coop adotou quatro lâminas Intel HS23 virtualizadas com VMware, um storage IBM DS3512, um servidor IBM System x3650 M4 exclusivo para backup e licenças de software de backup TSM – Tivoli Storage Manager.

Isso otimizou o espaço físico ocupado, uma vez que sete racks foram trocados por apenas um, fora a simplificação da infraestrutura, redução da necessidade de potência elétrica e ar condicionado.

Para Feres, é necessário acrescentar também a economia em custos invisíveis, gerada pelo melhor desempenho das ferramentas de TI.

“A Coop agora tem performance suficiente para produzir relatórios, reprocessamentos e fazer simulações como nunca teve. Isso deverá ser traduzido em melhoria de performance de negócios”, finaliza.

Com mais de 57 anos de história, a Coop ocupa a 14ª posição no ranking nacional de supermercados, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados): são 28 super e hipermercados, e, mais recentemente, duas drogarias externas e três postos de gasolina distribuídos no Estado de São Paulo.

A Coop começa agora também a atender seus cooperados e clientes através de uma plataforma de comércio eletrônico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile