Nova solução IoT promete ajudar empresas na redução do consumo de energia

1
0

Uma nova solução corporativa ajuda as empresas a gerenciar e reduzir o consumo de energia elétrica. Desenvolvida pela Vivo, a ferramenta de internet das coisas (IoT) oferece às empresas melhoria operacional, assim como automação e controle sobre os principais pontos de consumo de energia, o que garante previsibilidade da fatura e melhor gestão dos gastos.

O serviço foi desenvolvido junto com a Schneider Electric e Viridi Technologies, especialistas nesse segmento, com foco em empresas de vários setores, como bancos, varejo e hotéis. A Vivo fez um piloto do novo serviço no Hotel Meliá – na unidade Jardim Europa, capital paulista –, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017. Em cinco meses, o Hotel apresentou uma economia de 12% nas suas contas de energia. A redução no consumo pode variar dependendo do uso, tamanho e das características do imóvel.

A operadora elegeu a tecnologia de IoT como o centro de sua transformação digital, especialmente para o segmento corporativo. A estratégia de negócio em IoT da companhia, no Brasil, está focada no incremento da conectividade para oferta de soluções fim-a-fim que incluem dispositivos cada vez mais modernos, novas plataformas e inteligência à serviço das pessoas por meio do uso de Big Data.

O Vivo Eficiência Energética entrará no mercado em duas versões. O pacote inicial, dentre outros benefícios, atuará na medição em tempo real do consumo de energia e na setorização de consumos: climatização e iluminação. O pacote avançado, além dos serviços do pacote inicial, atuará diretamente na automação sobre os principais pontos de consumo por meio da utilização de sensores e equipamentos nos ambientes, que auxiliarão nas tomadas de decisão após identificação de alto consumo de energia ou pelo uso inadequado. A princípio, o serviço estará disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário