Publicidade
Início Serviços Case Nextel implementa plataforma de microsserviços e APIs para conectar sistemas legados

Nextel implementa plataforma de microsserviços e APIs para conectar sistemas legados

0
Publicidade

A Nextel tem mobilizado todos os seus esforços para que a qualidade da experiência do cliente seja reconhecida como seu principal diferencial no setor de telefonia móvel. Para isso, realizou uma profunda análise de toda a jornada do cliente, da contratação ao cancelamento, e desenhou um novo modelo operacional, mais ágil, eficiente em permanente processo de atualização.

Do ponto de vista tecnológico, um dos principais gargalos do setor é o grande volume de sistemas legados, que possuem baixa capacidade de integração e de adaptação às novas demandas da indústria.

Para superar essa barreira, a área de Tecnologia da Informação da Nextel, em parceria com a Engineering do Brasil, redesenhou a arquitetura com uma abstração digital da operação, utilizando o conceito de microserviços e APIs. Desenvolvida em apenas 60 dias por uma equipe de 30 profissionais, a nova plataforma simplificou a interface com os sistemas legados e viabilizou a disponibilização de dados em tempo real. Além disso, possibilitou o compartilhamento de dados com empresas parceiras – como fornecedoras de serviços de valor adicionado (SVA), OTTs e empresas de call center – e a criação de novos produtos digitais.

Para Marcelo Amar, CIO da Nextel, a nova plataforma deu grande agilidade à operação e atendeu às demandas das áreas de negócios. “A arquitetura baseada em microsserviços oferece escalabilidade, resiliência, autorrecuperação e flexibilidade. Além disso, o projeto contou com metodologias ágeis, tecnologias inovadoras e com o conceito de DevOps, o que assegurou resultados imediatos para toda a companhia”, destaca o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile