Publicidade
Início Notícias Comunicações Kroton usa streaming para garantir aulas remotas para cerca de 1 milhão de...

Kroton usa streaming para garantir aulas remotas para cerca de 1 milhão de alunos durante a pandemia

1
Publicidade

A Kroton Educacional, maior unidade de negócios da Cogna Educação, com quase 1 milhão de alunos no Brasil, garantiu 100% das aulas online para seus alunos durante o período de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19.

A rede de ensino oferece cursos de nível superior a todas as camadas sociais da população, a partir de um projeto de democratização que teve início há 10 anos, adquirindo vários sistemas que se apoiavam no ensino à distância (EaD), ao longo desses anos.

Graças ao seu ambiente tecnológico preparado para o EaD, fornecido pela Mediastream, a rede de ensino conseguiu suportar o aumento de acessos às aulas remotas, oferecendo alta disponibilidade e capacidade de atender as necessidades dos alunos, possibilitando que a quarentena determinada pelas autoridades sanitárias seja cumprida, em virtude do agravamento da pandemia.

“Estamos conseguindo garantir um ensino online para os nossos alunos graças a uma solução turnkey, fornecida pela Mediastream, que garante um conjunto de soluções para transmissão online, incluindo plataforma de gestão de conteúdo (OVP Online Video Platform), rede de distribuição de conteúdo (CDN Content Distribution Network), análise de conteúdo e métricas”, explica Roberto Stecca, gerente sênior de Infraestrutura, Telecom e Operações da Kroton Educacional.

Com a paralisação das aulas presenciais e para melhorar o acesso às aulas, a rede educacional decidiu utilizar o streaming via Internet, para 18 de seus canais de ensino que operam via satélite, e, agora, em 2021, adicionou mais um canal ao sistema. “Esta mudança funcionou muito bem graças ao suporte da Mediastream neste processo”, conta Stecca, que destaca outros benefícios adquiridos com a plataforma da Mediastream, em relação às plataformas anteriores, entre elas maior capacidade de armazenamento e de tráfego de dados (CDN), além de maior qualidade audiovisual para as aulas oferecidas.

Tecnologia de streaming garante ensino superior a todos
Antes da contratação da Mediastream, a instituição de ensino se apoiava na conectividade via satélite para a transmissão das aulas remotas ao vivo e para a entrega do sinal em todas as regiões do país. A rede de ensino opera através de duas estações locais, uma em Londrina e outra em Valinhos, que oferecem videoaulas para todas as unidades adquiridas ou construídas pela instituição de ensino ao longo dos anos.

Com o crescimento da rede a partir das novas aquisições, aumento do número de alunos e de uma enorme quantidade de horas gravadas em vídeo aulas oferecidas, houve a necessidade de se investir em novas tecnologias baseadas em CDN, capazes de armazenar e distribuir conteúdo em larga escala e alto desempenho. Neste período, a rede contou com duas empresas para a transmissão das aulas remotas, que utilizam tecnologias diferentes.

A partir de 2018 a rede iniciou um processo para unificar a transmissão das aulas e possibilitar que todas as unidades educacionais pudessem receber o conteúdo sem distinção de origem. O passo seguinte foi abrir processo de RFP (Request For Proposal) para a escolha de um ambiente de EaD mais moderno e que atendesse às necessidades da Kroton Educacional.

“Com a contratação da Mediastream, como vencedora da RFP, conseguimos consolidar o ambiente de EaD a partir de uma solução ponta-a-ponta, com um bom serviço e relatórios analíticos, não existentes no ambiente anterior. Também pesou na escolha da Mediastream o plano de migração apresentado pela empresa e que foi realizado na metade do tempo previsto pelas demais concorrentes no processo de contratação”, relata Stecca.

Segundo o executivo, a experiência com a plataforma e os serviços da Mediastream tem sido satisfatória. “Seu frontend é mais amigável, com uma série de funcionalidades muito úteis e que melhoraram a gestão do EaD entregue aos alunos”, afirma.

A Kroton Educacional possui 130 unidades educacionais próprias e mais de 1.700 unidades de instituições parceiras em todo o Brasil, oferecendo o conteúdo e a gestão do EaD. Ao todo, são cerca de 1 milhão de alunos, sendo aproximadamente metade em cada uma das divisões, Campus e Digital.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile