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A importância da comunicação na cultura corporativa

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Durante minha trajetória, conheci e conversei com muitos diretores e colaboradores de diversas empresas e um tema que sempre era discutido por todos como um dos principais fatores para uma estratégia de sucesso era a importância da comunicação na cultura corporativa. Pensando nisso, resolvi reunir nesse artigo alguns pontos que acredito que sejam importantes para adquirir um melhor desempenho e produtividade no trabalho.

Investir em uma cultura corporativa de qualidade e em gestão de pessoas são estratégias para quem quer ter sucesso no empreendimento e, claro, a comunicação tem papel fundamental nesse processo. Pesquisar e adotar plataformas de distribuição de conteúdo dentro da empresa pode significar investimento e redução de custos, pois unifica a comunicação, evita deslocamentos desnecessários, elimina mal-entendidos e otimiza recursos.

O engajamento profissional, por exemplo, é um indicador crítico de quão bem-sucedida uma empresa será no mercado, mas para isso, além do trabalho, é importante permitir que o colaborador adeque sua função às suas competências, experiências, forças e também ao que gosta de fazer.

Seu time pode focar no colaborador e entregar a ele diversas possibilidades reais de engajamento, interatividade e maximização de produtividade, por exemplo, utilizar e adequar experiências digitais e ferramentas utilizadas no dia a dia para o ambiente profissional ou transformar a intranet em algo legal e interessante, são opções que podem motivar os colaboradores a aprender. Acredito que dessa forma, você consegue chegar a uma possibilidade mais real de eficiência operacional, atingindo um maior número de colaboradores e falando uma linguagem próxima à realidade deles.

É claro que não existem fórmulas mágicas ou receitas prontas, mas apostar na comunicação como recurso de reforço na cultura organizacional pode fazer a diferença no posicionamento da empresa no mercado em que atua. Alguns pontos, como agilidade, interatividade, mobilidade, capilaridade, engajamento e, claro, mensuração de resultados são fatores que não podem deixar que constar no planejamento de comunicação dos empresários que buscam melhorar a cultura de sua empresa em todos os aspectos, de dentro para fora.

Para finalizar, reforço que empresas que têm valores bem definidos e compartilhados com o restante da equipe conseguem aumentar o impacto da organização no mercado. O retorno é a prova de que a liderança em relação ao comportamento dos funcionários é eficiente, demonstrando a importância de cada um no processo de crescimento da companhia. Portanto, vale a frase “working like a boss, mesmo”.

Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.

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