"Dados 0800" deve acelerar adoção de serviços móveis de empresas e governos na América Latina, diz Frost & Sullivan

0

Nos dias de hoje os consumidores cada vez mais valorizam na economia de tempo e dinheiro que as tecnologias móveis e os smartphones permitem. Para atender essa crescente demanda, empresas de todos os setores devem evoluir seus serviços. "Em face dessa urgência por mobilidade, "Dados Patrocinados" permitem às empresas extrair o máximo valor de suas iniciativas móveis", afirmou a analista de Indústria da Frost & Sullivan para Tecnologias de Comunicação e Informação, Georgia Jordan

O serviço de Dados Patrocinados, ou "Dados 0800", possibilita que usuários de dispositivos móveis—mesmo quem tem celular pré-pago e está sem crédito, ou quem não tem dinheiro para pagar um plano de banda larga móvel – usem sem custo os serviços móveis disponibilizados por empresas e governos. É o equivalente ao serviço de telefone 0800 para a internet móvel, em que terceiros pagam à operadora de celular pela conexão do cliente para acessar o aplicativo ou serviço.

Um estudo da da Frost & Sullivan,  "Dados Patrocinados: Conectando os Desconectados" , desenvolvido em parceria com a Qualcomm Incorporated, demonstra como eles beneficiam não apenas o consumidor mas também empresas e governos, gerando novas receitas e ganhos de eficiência.

O estudo diz que para o Bradesco, oferecer aos seus clientes acesso a suas contas bancárias pelo smartphone sem gastar o plano de dados ajudou a mais que dobrar, em um ano, a adoção do mobile banking entre clientes do banco. Isso levou a uma redução dramática no custo por transação para o banco, uma vez que este é significantemente menor no mobile banking que através de outros canais de atendimento.

Ao mesmo tempo, o Bradesco viu aumentar o engajamento do cliente, que passou a executar muito mais transações do que antes devido à conveniência do serviço móvel. De fato, um ano após o lançamento de sua oferta de Dados Patrocinados, o número de transações sobre o canal móvel quadruplicou.

Dados Patrocinados também possibilitam aos governos democratizar o acesso a serviços públicos pelo celular, enquanto que lojas online podem atrair novos clientes ao oferecer acesso grátis para fazer compras pelo smartphone. Para empresas de vendas diretas de cosméticos, por exemplo, patrocinar o acesso móvel a catálogos e portais de vendas pode reduzir custos e otimizar suas operações, transferindo suas interações off-line com seus colaboradores para o mundo online.

Oferecer a oportunidade de fazer um teste grátis também pode impulsionar a assinatura de serviços de monitoramento de saúde, gerando receitas novas e recorrentes para fabricantes de equipamentos médicos, enquanto que governos podem ampliar o alcance de serviços públicos e programas sociais ao oferecer Dados Patrocinados a quem não tem recursos para acessar esses serviços.

"Em um mundo onde mais de 95% da população vive onde há sinal de celular e dados móveis, o impacto de Dados 0800 sobre outros serviços voltados para o consumidor ou cidadão certamente será disruptivo. Ao patrocinar o uso de dados móveis do consumidor, as empresas se destacam por sua iniciativa inovadora, ampliando seu alcance e incentivando clientes a interagirem com seus serviços, produtos e marca", disse a analista.

Esse impacto é ainda mais forte na América Latina, onde 77% dos usuários móveis têm planos pré-pagos e ainda usam pouco os serviços de internet móvel. "O serviço de Dados Patrocinados pode democratizar o acesso a dados móveis, da mesma forma que os planos pré-pagos fizeram com a voz móvel", afirmou o vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm na América Latina, Rafael Steinhauser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.