Em busca de uma alternativa para compensar a perda de receita decorrente da queda nas vendas de computadores pessoais, a Intel anunciou nesta terça-feira, 18, que está tornando a tecnologia RealSense disponível para os sistemas operacionais Mac OS X, Windows, Android, Linux e Structure SDK entre outras plataformas.
A RealSense é uma tecnologia que inclui câmera com sensor e software e proporciona novas funções a laptops, como digitalização 3D, reconhecimento de voz, além de realizar medições de profundidade precisas para, por exemplo, tirar fotos.
“A computação, que estava confinada a um mundo bidimensional, agora está se expandindo para incluir sentidos mais humanos”, disse o CEO da Intel, Brian Krzanich, nesta terça-feira no Intel Developer Forum, evento da empresa para desenvolvedores, que acontece em San Francisco, na Califórnia.
A estratégia da Intel para tentar reaquecer o mercado de PCs e gerar demanda por seus chips é convencer os fabricantes de computadores a alterar seus produtos para que os consumidores os vejam menos como equipamento de escritório e mais como um smartphone.
A fabricante de chips também demonstrou no evento um novo software de reconhecimento de voz que opera no novo sistema operacional Windows 10, da Microsoft. O novo software, que estará disponível em máquinas Windows com processadores Intel, vai funcionar mesmo com computadores em modo de suspensão, disse Krzanich.