O serviço de monitoramento DMS – Detect Monitoring Service, da Easy Solutions, descobriu na deep web, em três meses e meio, cerca de 300 números de cartões de crédito de correntistas de um de seus clientes, um banco de médio porte dos EUA. Essa instituição tem cerca de 200 agências e um patrimônio da ordem de US$ 20 bilhões. Com a descoberta, o banco pôde bloquear esses cartões e reemiti-los.
A instituição financeira já tinha à sua disposição várias ferramentas para a proteção contra fraudes, mas nenhuma tinha a capacidade de visualizar os números sendo comercializados nos mercados negros da internet. Com essa informação, era possível elevar a segurança e encurtar o tempo entre o furto dos números e o bloqueio dos cartões – melhor ainda, antes que eles pudessem ser utilizados. Normalmente, quando um cartão de crédito é clonado, o banco emissor só recebe um pedido de bloqueio quando a fraude aparece no extrato mensal. Aí já é tarde demais: os criminosos já fizeram compras, fugiram com elas e nem sempre a polícia consegue capturá-los.
O DMS Black Market Monitoring é um serviço baseado em nuvem, não exige nenhuma instalação no cliente e seus resultados são quase imediatos.