Consulta pública para Plano Nacional de Internet das Coisas deve sair nas próximas semanas

0

A Câmara de IoT/M2M deve entregar, no próximo dia 29, ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a minuta da consulta pública para o Plano Nacional de Internet das Coisas, que o governo pretende lançar ainda neste ano. A informação foi dada pelo diretor da Secretaria Política de Informática (Sepin), José Gontijo, à Abinee, em reunião realizada na ultima terça-feira, 16.

O encontro foi a primeira iniciativa da recém-criada Comissão de IoT da Abinee, que reúne indústrias associadas de diversos segmentos representados pela associação e atuantes neste mercado por meio de novas tecnologias e inovações.

Gontijo adiantou que o objetivo do governo é criar regras apenas quando necessário, sem interferir no desenvolvimento do mercado. "O plano deve ser um 'ecossistema' de mecanismos para estimular a indústria", afirmou.

Segundo ele, a iniciativa deve contemplar o estímulo a segmentos prioritários (agronegócio, saúde, educação, mobilidade, entre outras), e também medidas horizontais para abarcar novas tecnologias. "Focamos no que enxergamos, mas temos que pensar nas aplicações que deverão surgir e que serão o grande salto tecnológico."

Apesar de admitir que a expansão de banda larga não ocorre na velocidade desejada, Gontijo destacou os avanços em sua disponibilidade, ressaltando a importância da infraestrutura de rede, considerada um possível gargalo para o desenvolvimento da IoT no Brasil. Segundo ele, é necessária uma nova etapa do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e atribuiu à crise econômica a redução dos investimentos contemplados na iniciativa.

Sobre o tratamento de dados, o representante do governo afirmou que o plano deve buscar a privacidade do usuário, mas sem inviabilizar modelos de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.