A Contax lançará sua nova plataforma em gamification com estratégias para engajamento, melhor usabilidade e maior agilidade. A intenção é que a plataforma digital, que consiste em uma estratégia de interação entre pessoas e empresas de maneira lúdica, possa agora garantir o reconhecimento do trabalho desenvolvido. Por meio de um aplicativo, os funcionários poderão participar de competições, cujos pontos poderão ser trocados por benefícios. A intenção é a de que a plataforma também auxilie nos treinamentos e interações das equipes.
Na plataforma, é possível criar avatares, com diversas opções de roupas, cabelos e estilos, para compor a identidade visual. Além disso, a computação gráfica também possibilitará que o funcionário conquiste medalhas e botons diferentes em cada fase, os quais poderão garantir ainda mais pontos. "O objetivo é que o game ganhe escala entre os colaboradores, gerando lucros à empresa, por conta do engajamento que irá proporcionar e, como consequência, um maior retorno das bonificações", esclarece João Mendes, CIO da Contax.
Para garantir uma maior oferta, a arquitetura da plataforma se baseia na computação em nuvem, permitindo assim maior agilidade e elasticidade.
"A implementação do aplicativo dentro das operações irá depender do modelo de trabalho e seguirá padrões distintos para cada uma das frentes em que a companhia atua. Focaremos no planejamento e, com isso, poderemos entender o que funciona para cada público específico de colaboradores", explica João Mendes CIO da Contax.
Durante o processo dos testes de implementação, todas as avaliações são feitas pelo método conhecido como esteira produtiva, ou seja, via sistemas e não por pessoas, o que minimiza cada vez mais os erros.
Além disso, a empresa utiliza testes automatizados em seu ciclo de DevOps – um conjunto de práticas para empoderamento, agilidade e cooperação dos times de desenvolvimento de software e operações de TI.