Publicidade
Início Blogueria A vídeo colaboração como fator-chave na transformação das empresas

A vídeo colaboração como fator-chave na transformação das empresas

0
Publicidade

Atualmente, as empresas se veem fortemente permeadas por tecnologias de maneira que não podem mais pensar sua atuação sem elas. Isto é o reflexo de uma tendência que cresce cada vez mais nas empresas, de todos os portes, que é a de incluir o setor de TI nas tomadas de decisões.  É importante que os empresários realmente entendam como esse processo pode afetar a sua organização e como a colaboração pode ajudá-los não só em termos de eficiência, mas sobretudo por transformar e agregar valor aos negócios.

A América Latina vive um momento de muita volatilidade há cerca de dois anos e meio; uma volatilidade política e também econômica. Em muitos casos, esta situação tem restringido muito o orçamento dos países e ainda mais daqueles que são muito dependentes da comercialização de suas commodities.  Pelo lado da política, a instabilidade e os períodos de crises também impactam significativamente. Em resumo, não é um cenário político-econômico em si favorável a negócios se comparado a um período anterior de muita estabilidade na América Latina.

Por outro lado, para a tecnologia de colaboração, esse cenário não é totalmente desfavorável. Às vezes a crise não é necessariamente um momento negativo, podendo ser um momento de oportunidade, especialmente num mercado corporativo no qual um dos primeiros orçamentos que empresa corta é justamente o de viagem. É nesse momento que as empresas olham para as tecnologias de colaboração como soluções em potencial.

Contudo, esta não é a única razão para aproveitar os benefícios dos recursos tecnológicos de forma estratégica. Uma consequência da globalização como um todo é o fato de que as empresas estão concorrendo entre si no mundo inteiro. Isso força as empresas a buscarem soluções de eficiência.

Nesse sentido, muitas empresas olham de forma diferente para a tecnologia –  como um fator de garantir competitividade, que é o valor estratégico da tecnologia. Ter ampliado o uso de vídeo, não mais e tão somente como uma aplicação para reduzir custos de viagem, torna a organização mais ágil e mais eficiente, pois entende a aplicação de vídeo como uma mudança disruptiva na própria maneira com a qual a empresa atua. Isto é o que se quer dizer quando se incentiva as empresas a avaliarem o seu “fluxo de trabalho”.

A globalização obriga as empresas a buscarem na tecnologia uma solução de inovação, um diferencial. Nessa direção, a videoconferência está no centro da agenda da transformação digital, modificando os processos para que as organizações sejam sustentáveis a longo prazo.

Pierre Rodríguez, vice-presidente da Polycom para América Latina e Caribe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile