Usina Coruripe migra infraestrutura de TI para computação em nuvem

0

Com o objetivo de promover uma renovação tecnológica em sua Infraestrutura de T.I e em alinhamento com sua constante procura por evolução tecnológica, a Usina Coruripe – uma das principais produtoras brasileiras de açúcar, etanol e energia, acaba de realizar a migração de todo o seu Data Center tradicional para Cloud. O projeto foi conduzido pela Sky.One, startup de tecnologia especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso da nuvem, e a mudança proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, segurança e escalabilidade nos processos da usina.

O Gerente de TI da Usina Coruripe, Helder Morais, enfatiza que a empresa busca investir constantemente em novas tecnologias com o objetivo de gerar maior flexibilidade e agilidade aos negócios. Segundo Morais, a decisão de migrar foi necessária, já que o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis e tampouco elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio. "A migração para o Azure foi uma decisão estratégica e, neste mesmo contexto, encontramos na Sky.One o nível de maturidade, a expertise e a experiência exigidos para confiarmos todo o projeto e a sustentação de nossa infraestrutura", esclarece. 

Processo de migração para nuvem

Brandão ressalta que o início do processo ocorreu por meio de um assessment completo dos ambientes hospedados no Data Center, levantando a topologia da rede, requisitos técnicos de infraestrutura e sistemas, e dimensionamento dos recursos computacionais, para que o cronograma e plano de ação fossem elaborados juntamente com a Usina. "Em cada fase da migração tivemos a participação de vários especialistas com diferentes perfis (Sysadmin, DBA, Basis, Segurança, Network, DevOps) para garantir o cumprimento do cronograma. Por isso, a participação da área de TI, juntamente com os Key Users da Usina Coruripe, foi imprescindível para o sucesso do projeto", conta.

O maior desafio de acordo com o Coordenador de Infraestrutura de TI, Ledir Malaquias, foi com relação ao curto prazo para a migração, uma vez que as operações da Usina são praticamente ininterruptas, em função do período de safra. Além disso, Malaquias destaca que a migração do banco de dados Oracle corporativo foi outra questão crítica, devido à quantidade de sistemas que ficariam inoperantes e que deveriam ser migrados simultaneamente ao banco de dados. "Todos os cenários possíveis foram explorados e ensaiados com a participação de ambas empresas trabalhando de maneira integrada. A Sky.One apresentou uma proposta diferente em relação aos fornecedores de soluções tradicionais que havíamos consultado anteriormente. A metodologia comercial simplificada e altamente flexível ajustou-se às nossas necessidades. Ademais, a qualidade técnica da equipe que trabalhou no pré-projeto trouxe confiança para a decisão desta contratação", afirma.

Benefícios 

Após a migração houve melhoras no desempenho de serviços por conta da configuração do hardware responsável pela virtualização do ambiente na nuvem. Além disso, a flexibilidade em realizar ajustes de capacidade nas configurações e agendamento de disponibilidade são outros benefícios de destaque, favoráveis à redução de custos prevista no projeto. Outro ganho imediato foi a troca dos sistemas operacionais AIX, para uma plataforma mais agnóstica, promovendo mais liberdade para migrações descomplicadas.

Segundo a empresa, o projeto atendeu as expectativas o que diz respeito à disponibilidade, desempenho e financeiro. "Tivemos uma ótima experiência de relacionamento durante o planejamento do projeto e esta mesma motivação e alto senso de integração permaneceu até a entrega dos resultados. O cronograma e os custos planejados foram seguidos e cumpridos sem desvios e atrasos", declara. Após a migração, a Sky.One continua realizando o suporte à Usina Coruripe por meio dos serviços Guru.Sky, garantindo assim gestão operacional e serviços consultivos através de métricas de indicadores, além de propostas constantes de melhorias, recomendações de Resize e melhores práticas em todo ciclo contratual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.