Usina Coruripe migra infraestrutura de TI para computação em nuvem

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Com o objetivo de promover uma renovação tecnológica em sua Infraestrutura de T.I e em alinhamento com sua constante procura por evolução tecnológica, a Usina Coruripe – uma das principais produtoras brasileiras de açúcar, etanol e energia, acaba de realizar a migração de todo o seu Data Center tradicional para Cloud. O projeto foi conduzido pela Sky.One, startup de tecnologia especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso da nuvem, e a mudança proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, segurança e escalabilidade nos processos da usina.

O Gerente de TI da Usina Coruripe, Helder Morais, enfatiza que a empresa busca investir constantemente em novas tecnologias com o objetivo de gerar maior flexibilidade e agilidade aos negócios. Segundo Morais, a decisão de migrar foi necessária, já que o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis e tampouco elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio. "A migração para o Azure foi uma decisão estratégica e, neste mesmo contexto, encontramos na Sky.One o nível de maturidade, a expertise e a experiência exigidos para confiarmos todo o projeto e a sustentação de nossa infraestrutura", esclarece. 

Processo de migração para nuvem

Brandão ressalta que o início do processo ocorreu por meio de um assessment completo dos ambientes hospedados no Data Center, levantando a topologia da rede, requisitos técnicos de infraestrutura e sistemas, e dimensionamento dos recursos computacionais, para que o cronograma e plano de ação fossem elaborados juntamente com a Usina. "Em cada fase da migração tivemos a participação de vários especialistas com diferentes perfis (Sysadmin, DBA, Basis, Segurança, Network, DevOps) para garantir o cumprimento do cronograma. Por isso, a participação da área de TI, juntamente com os Key Users da Usina Coruripe, foi imprescindível para o sucesso do projeto", conta.

O maior desafio de acordo com o Coordenador de Infraestrutura de TI, Ledir Malaquias, foi com relação ao curto prazo para a migração, uma vez que as operações da Usina são praticamente ininterruptas, em função do período de safra. Além disso, Malaquias destaca que a migração do banco de dados Oracle corporativo foi outra questão crítica, devido à quantidade de sistemas que ficariam inoperantes e que deveriam ser migrados simultaneamente ao banco de dados. "Todos os cenários possíveis foram explorados e ensaiados com a participação de ambas empresas trabalhando de maneira integrada. A Sky.One apresentou uma proposta diferente em relação aos fornecedores de soluções tradicionais que havíamos consultado anteriormente. A metodologia comercial simplificada e altamente flexível ajustou-se às nossas necessidades. Ademais, a qualidade técnica da equipe que trabalhou no pré-projeto trouxe confiança para a decisão desta contratação", afirma.

Benefícios 

Após a migração houve melhoras no desempenho de serviços por conta da configuração do hardware responsável pela virtualização do ambiente na nuvem. Além disso, a flexibilidade em realizar ajustes de capacidade nas configurações e agendamento de disponibilidade são outros benefícios de destaque, favoráveis à redução de custos prevista no projeto. Outro ganho imediato foi a troca dos sistemas operacionais AIX, para uma plataforma mais agnóstica, promovendo mais liberdade para migrações descomplicadas.

Segundo a empresa, o projeto atendeu as expectativas o que diz respeito à disponibilidade, desempenho e financeiro. "Tivemos uma ótima experiência de relacionamento durante o planejamento do projeto e esta mesma motivação e alto senso de integração permaneceu até a entrega dos resultados. O cronograma e os custos planejados foram seguidos e cumpridos sem desvios e atrasos", declara. Após a migração, a Sky.One continua realizando o suporte à Usina Coruripe por meio dos serviços Guru.Sky, garantindo assim gestão operacional e serviços consultivos através de métricas de indicadores, além de propostas constantes de melhorias, recomendações de Resize e melhores práticas em todo ciclo contratual.

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