Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina amplia segurança de dados

0

Investir cada vez mais na segurança dos dados é uma necessidade, em tempos em que se observa um crescimento exponencial de ataques cibernéticos às instituições. Atenta à essa realidade, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), com 32 mil funcionários, e que é composta por várias organizações do setor médico dos estados de São Paulo e Minas Gerais, escolheu Brasoftware, um dos principais provedores de tecnologia do mercado, para apoiá-los em um projeto que elevasse o nível de segurança do seu parque tecnológico.

Hoje a SPDM atua fazendo a gestão de serviços, especialmente do Sistema Único de Saúde de São Paulo e Minas Gerais, com direcionamento ao tratamento e prevenção de doenças, incluindo todo o agendamento de consultas e exames laboratoriais. De acordo com a instituição, são 50 centros, 3.600 leitos administrados e uma média de 250 mil consultas por mês. Garantir a total segurança destas informações, prevenir eventuais ameaças, e criar uma estratégia de alerta automatizada e usando recursos como inteligência artificial era algo crucial para companhia. Nesse sentido, a Associação escolheu o EDR Optimum, da Kaspersky, uma solução que oferece proteção avançada e direta contra ameaças complexas, prevenindo incidentes e possíveis roubos de dados.

Segundo Brenno Martins, gerente corporativo de TI da SPDM, com a solução anterior havia dificuldades de gerenciamento e uma necessidade maior de intervenção humana após a identificação de uma ameaça ao ambiente. "Com o Kaspersky EDR Optimum, conseguimos mapear um risco e eventuais vulnerabilidades com mais facilidade, pois a solução conta com recursos de Inteligência Artificial, corrigindo muitas das falhas automaticamente. Isso trouxe um ganho de produtividade muito grande ao time, que agora pode se dedicar a outras questões internas. Temos cerca de 20 mil pessoas conectadas em nossos sistemas e a solução se mostrou extremamente autossuficiente, foi a melhor opção custo-benefício, além de ter trazido ganhos relacionados a governança".

Todo o trabalho de criação do ambiente e migração foi implementado em apenas dois meses, um desafio para a Brasoftware, empresa eleita por meio de processo licitatório da SPDM: "Um dos maiores desafios foi a complexidade do ambiente da Associação, pois, além de possuir informações sensíveis, com dados de pacientes, eram várias unidades envolvidas e muitos usuários. Qualquer indisponibilidade poderia resultar em um grande transtorno para a SPDM e para os pacientes do SUS. Apesar do desafio, a implementação da solução foi um sucesso, sem nenhum impacto para o negócio do cliente", afirma Igor Scarpa, executivo de produtos da Brasoftware.

A implementação foi feita por unidades, começando pelas mais complexas, e focando nos servidores do datacenter, onde está o core business da entidade. Na sequência vieram os hospitais, laboratórios e unidades menores, consecutivamente.

A SPDM vem investindo cada vez mais em projetos de segurança, buscando soluções modernas no mercado para proteger continuamente os dados dos pacientes e colaboradores, e se adequar a LGPD: "A Brasoftware está ajudando também a maximizar os recursos da plataforma. O antivírus é um dos pilares do projeto de segurança que temos aqui e nosso próximo passo é aplicar o Kaspersky EDR Optimum para cerca de 1.100 dispositivos móveis", pontua Brenno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.