IBM premia solução que evita que lixo chegue a fontes de água

1

Jovens estudantes do Colégio Gerardo Paredes em Bogotá, Colômbia, criaram um modelo de software para aumentar a eficácia da coleta inteligente de recipientes de plástico recicláveis em um esforço para evitar que o lixo chegue às fontes de água. O objetivo é diversificar a experiência de coleta para que as pessoas possam acumular pontos e, potencialmente, dinheiro.

Os estudantes fazem parte do P-TECH, o programa da IBM orientado à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), que combina de forma gratuita os estudos dos ensinos médio e superior. As empresas locais parceiras dos colégios que implementaram o P-TECH, presente atualmente em 28 países, oferecem aos estudantes de escolas públicas, principalmente de comunidades mais vulneráveis, estágios remunerados, mentorias e entrevistas de trabalho.

Como parte de uma iniciativa do Call for Code junto ao P-TECH, 633 estudantes de colégios de 11 países passaram três meses deste ano criando soluções tecnológicas com inteligência artificial e cloud para resolver alguns dos problemas mais difíceis da sociedade. Eles receberam suporte de professores do P-TECH e de 120 mentores e voluntários da IBM, que juntos investiram 1.476 horas realizando coaching com os estudantes, liderando sessões virtuais de design thinking e facilitando sessões de código em hackathons de software.

"Para criar este projeto nos baseamos na contaminação do mar. Queremos reduzir os produtos plásticos que chegam ao mar para o bem do planeta, porque quase 80% deste tipo de contaminação é causada pelo ser humano. Além disso, queremos ajudar a diminuir a perda de vidas pelo consumo de peixes contaminados", salienta a equipe.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.