Solução da UX. Group permite à Estrela10 melhorar processos e perfomance nas vendas online 

0

Não há dúvidas de que a logística é um dos principais desafios do e-commerce, o que sempre levou a Estrela10 – loja de departamentos virtual especializada e vendas por marketplaces – a refletir de que forma poderia realizar suas entregas ainda mais rápido e com frete cada vez mais acessível, atendendo as exigências do consumidor contemporâneo.

Em 2018, a empresa de Marechal Rondon (PR) teve seu primeiro contato com a UX. Group, logtech voltada para gestão inteligente de transportes e logística, com objetivo de obter serviço de consultoria. Na ocasião, a Estrela10 sentia necessidade de ver suas ferramentas tecnológicas funcionando de maneira mais integrada. "Sabíamos que nossos fluxos poderiam ser mais fluidos e que, com isso, nossa performance seria melhor", afirma Benhur Cezar, diretor de tecnologia da Estrela10.

Segundo o executivo, pelo fato do seu core business ser o varejo, a empresa optou por buscar no mercado recursos logísticos mais inovadores para, finalmente, alcançar novos patamares. "Foi quando decidimos adotar as soluções de fulfillment, tecnologia e delivery da UX. Group – o que nos possibilitou focar toda nossa energia nas vendas", revela ele.

Em um primeiro momento, foi implantado o software Fusion, que é um gateway de transportes e tracking totalmente digital, capaz de controlar com inteligência todas as etapas da cadeia de e-commerce, desde o planejamento da malha até o pagamento do frete. Esta ação impactou diretamente na conversão de vendas da Estrela10, por gerar eficiência logística e excelência no atendimento. Consequentemente, aumentou as margens de lucro.

Em um segundo momento, foi implantado o Fulfillment e o Delivery. Entre as principais vantagens do primeiro é que a loja entregou a operação logística para um time especialista e, a partir do momento que o pedido foi integrado ao WMS (Warehouse Management System), a UX passou a realizar todo procedimento necessário até que o pedido chegasse ao cliente.

Já na parte de Delivery, uma das principais inovações foi a aquisição de um novo TMS (Transportation Management System) na vertical de Delivery, que permitiu à Estrela10 centralizar todas as entregas via UX. Entre os benefícios destacados pelo CEO estão a agilidade da informação, a autoridade nos processos realizados e a criação de novas tendências para estar sempre à frente do que acontece no mercado.

"O e-commerce tem uma velocidade superior aos demais nichos. As ferramentas evoluem constantemente e é preciso estar atento a tudo o que acontece. É fundamental se reiventar.  Portanto, existe sim muita diferença entre os processos e as ferramentas", opina Cezar. Por exemplo, antes do projeto da UX., entregar um pedido em São Paulo levava cerca de três a quatro dias. Hoje, a Estrela10 realiza entregas para esta região em 24 horas. "A evolução é constante porque não queremos correr o risco de ficar para trás", explica Cezar.

Atualmente, toda a logística da loja tem algo da UX, sendo que as ferramentas estão integradas entre elas. "Desde a cotação do frete no momento que o cliente está comprando, até o faturamento desse pedido (separação, embalagem, expedição), transporte do pedido até o cliente e o tracking do pedido – tudo é realizado com total apoio das ferramentas da UX".

Em 2020, a Estrela10 cresceu 152% em relação a 2019 graças ao projeto, entregando 1,2 milhão de pedidos. Ano a ano, a loja busca utilizar as melhores ferramentas para entregar uma experiência de compra diferenciada aos clientes. "E para que isso seja possível, deve haver sincronia nos processos, investimento em ferramentas e pessoas e comprometimento. Podemos afirmar que a UX. foi uma das principais responsáveis por esse crescimento", afirma o diretor. Este ano, a empresa deve entregar 1,7 milhão de pedidos.

"Este projeto realizado na Estrela10 é uma oportunidade de mostrar ao mercado todo o conhecimento da UX. Group e o expertise de seus profissionais e executivos. Mais do que nunca, estamos dedicados à missão de proporcionar os melhores índices logísticos para esta empresa, que vem apresentando números extraordinários a cada ano", diz Eneas Zamboni, CEO da UX. Group.

"Estamos plenamente satisfeitos com a parceria com a UX. Group. Graças à sinergia das equipes, muitos processos foram elaborados a quatro mãos e só enxergamos benefícios em longo prazo para ambas as empresas", finaliza o diretor de tecnologia da Estrela10.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.