Solução da UX. Group permite à Estrela10 melhorar processos e perfomance nas vendas online 

0
47

Não há dúvidas de que a logística é um dos principais desafios do e-commerce, o que sempre levou a Estrela10 – loja de departamentos virtual especializada e vendas por marketplaces – a refletir de que forma poderia realizar suas entregas ainda mais rápido e com frete cada vez mais acessível, atendendo as exigências do consumidor contemporâneo.

Em 2018, a empresa de Marechal Rondon (PR) teve seu primeiro contato com a UX. Group, logtech voltada para gestão inteligente de transportes e logística, com objetivo de obter serviço de consultoria. Na ocasião, a Estrela10 sentia necessidade de ver suas ferramentas tecnológicas funcionando de maneira mais integrada. "Sabíamos que nossos fluxos poderiam ser mais fluidos e que, com isso, nossa performance seria melhor", afirma Benhur Cezar, diretor de tecnologia da Estrela10.

Segundo o executivo, pelo fato do seu core business ser o varejo, a empresa optou por buscar no mercado recursos logísticos mais inovadores para, finalmente, alcançar novos patamares. "Foi quando decidimos adotar as soluções de fulfillment, tecnologia e delivery da UX. Group – o que nos possibilitou focar toda nossa energia nas vendas", revela ele.

Em um primeiro momento, foi implantado o software Fusion, que é um gateway de transportes e tracking totalmente digital, capaz de controlar com inteligência todas as etapas da cadeia de e-commerce, desde o planejamento da malha até o pagamento do frete. Esta ação impactou diretamente na conversão de vendas da Estrela10, por gerar eficiência logística e excelência no atendimento. Consequentemente, aumentou as margens de lucro.

Em um segundo momento, foi implantado o Fulfillment e o Delivery. Entre as principais vantagens do primeiro é que a loja entregou a operação logística para um time especialista e, a partir do momento que o pedido foi integrado ao WMS (Warehouse Management System), a UX passou a realizar todo procedimento necessário até que o pedido chegasse ao cliente.

Já na parte de Delivery, uma das principais inovações foi a aquisição de um novo TMS (Transportation Management System) na vertical de Delivery, que permitiu à Estrela10 centralizar todas as entregas via UX. Entre os benefícios destacados pelo CEO estão a agilidade da informação, a autoridade nos processos realizados e a criação de novas tendências para estar sempre à frente do que acontece no mercado.

"O e-commerce tem uma velocidade superior aos demais nichos. As ferramentas evoluem constantemente e é preciso estar atento a tudo o que acontece. É fundamental se reiventar.  Portanto, existe sim muita diferença entre os processos e as ferramentas", opina Cezar. Por exemplo, antes do projeto da UX., entregar um pedido em São Paulo levava cerca de três a quatro dias. Hoje, a Estrela10 realiza entregas para esta região em 24 horas. "A evolução é constante porque não queremos correr o risco de ficar para trás", explica Cezar.

Atualmente, toda a logística da loja tem algo da UX, sendo que as ferramentas estão integradas entre elas. "Desde a cotação do frete no momento que o cliente está comprando, até o faturamento desse pedido (separação, embalagem, expedição), transporte do pedido até o cliente e o tracking do pedido – tudo é realizado com total apoio das ferramentas da UX".

Em 2020, a Estrela10 cresceu 152% em relação a 2019 graças ao projeto, entregando 1,2 milhão de pedidos. Ano a ano, a loja busca utilizar as melhores ferramentas para entregar uma experiência de compra diferenciada aos clientes. "E para que isso seja possível, deve haver sincronia nos processos, investimento em ferramentas e pessoas e comprometimento. Podemos afirmar que a UX. foi uma das principais responsáveis por esse crescimento", afirma o diretor. Este ano, a empresa deve entregar 1,7 milhão de pedidos.

"Este projeto realizado na Estrela10 é uma oportunidade de mostrar ao mercado todo o conhecimento da UX. Group e o expertise de seus profissionais e executivos. Mais do que nunca, estamos dedicados à missão de proporcionar os melhores índices logísticos para esta empresa, que vem apresentando números extraordinários a cada ano", diz Eneas Zamboni, CEO da UX. Group.

"Estamos plenamente satisfeitos com a parceria com a UX. Group. Graças à sinergia das equipes, muitos processos foram elaborados a quatro mãos e só enxergamos benefícios em longo prazo para ambas as empresas", finaliza o diretor de tecnologia da Estrela10.

Deixe seu comentário