Grupo Alura adquire FIAP

0

O Grupo Alura anunciou nesta quinta-feira, 18, a aquisição da FIAP,  centro universitário privado de ensino de tecnologia. Suportada por Crescera e Seek – dois renomados fundos de investimento em educação -, a união posiciona as companhias como o maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil. A aquisição consiste em participação majoritária da FIAP. No entanto, os executivos continuam como sócios da instituição.

A aquisição consiste em participação majoritária da FIAP. No entanto, os executivos continuam como sócios da instituição com participação relevante na companhia e Gustavo Gennari permanece ocupando a posição de CEO à frente da gestão, em conjunto com o atual time acadêmico e de executivos. O valor da aquisição não foi revelado.

"Esta associação representa a união de duas grandes referências de ensino na área de tecnologia e, a partir de agora, seremos o principal player do país no segmento. Teremos um portifólio completo para toda a jornada de formação de pessoas e profissionais com foco nas carreiras do futuro e uniremos a qualidade e referência da FIAP nas Graduações e MBAs presenciais e digitais, imersões e soluções de ensino para corporações, à nós, a maior comunidade de aprendizado em tecnologia do Brasil, com mais de 1.300 cursos nas áreas de programação, data science, front-end e negócios digitais, com 250 mil alunos e 5 mil clientes corporativos", afirma Paulo Silveira, Fundador e CEO da Alura.

"FIAP e Alura são instituições que têm o mesmo DNA, são apaixonadas por educação, por tecnologia e principalmente por gente. Ambas acreditam no poder da educação e da tecnologia para criar uma sociedade melhor. São instituições que se complementam e, que juntas, ampliam suas capacidades de crescimento e de geração de valor para alunos, colaboradores, professores e para toda a comunidade. A qualidade do nosso corpo docente, dos nossos times, metodologia de ensino diferenciada e modelo acadêmico inovador que nos trouxeram até aqui são as nossas características marcantes que serão mantidas. Junto com a Alura, ampliamos nossa capacidade de crescimento e abrimos novas possibilidades, que nos permitirão oferecer soluções ainda mais completas e inovadoras, além de novos benefícios aos nossos alunos", disse Gustavo Gennari, CEO da FIAP.

A Aquisição ainda prevê a criação de novas soluções e produtos para o mercado de educação, além da aceleração da expansão do ensino para todo o território nacional. Com a união, o Grupo Alura detém um portfólio completo de ensino em tecnologia e soluções de upskilling e reskilling nas corporações.

A operação foi assessorada pelo Itaú BBA por parte da FIAP e UBS/BB por parte do Grupo Alura, estando sujeita à satisfação de condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do CADE. A gestão das companhias seguirá de forma totalmente segregada até a conclusão da operação, a qual espera-se que ocorra durante o segundo semestre de 2022.

As bases das empresas consistem em  250 mil assinantes no Grupo Alura e 10 mil estudantes de graduação e pós-graduação FIAP, totalizando uma base de 260 mil estudantes.

A aquisição acontece um ano após o Grupo Alura adquirir a edtech PM3, escola referência na educação de produtos digitais no Brasil. As operações seguem desde então de forma separada e agora, a própria PM3 realiza sua primeira aquisição, desta vez com o maior evento do setor, o Product Camp. Com os direitos da marca, a empresa prevê o faturamento de R$ 4 milhões para a nova unidade de negócios. Resumidamente: um ecossistema em grande expansão.

Grupo Alura

O Grupo Alura é a maior comunidade de aprendizado em tecnologia do Brasil. Com didática e metodologia proprietárias, a escola tem como propósito se tornar uma plataforma de ensino que fomenta a transformação pessoal e profissional de estudantes, sendo uma parceira na jornada de cada um. Por meio de sua comunidade colaborativa, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.;

Atualmente, o Grupo Alura atua por meio das unidades de negócios Alura, Alura Para Empresas e Alura Latam. Já dentre as empresas que compõem o grupo, estão a Casa do Código, e a escola de produtos digitais PM3. Com mais de 250 mil estudantes e 5 mil empresas impactadas, a edtech ainda oferece uma gama de conteúdos exclusivos, como os podcasts Hipsters Ponto Tech, Like a Boss e Bolha Dev;

Diferente dos demais players do mercado, as empresas olham para o lifelong learning, ou seja, acompanhando todas as etapas de aprendizagem das pessoas. Desta forma, com a transação, as empresas criam o maior ecossistema de educação em tecnologia do país, com soluções de educação e produtos diferentes para as diversas etapas de desenvolvimento das carreiras dos alunos.  Resumidamente, a empresa agora acompanha seus estudantes desde o Ensino Fundamental, até MBAs, incluindo ainda em seu portfólio produtos gratuitos como podcasts, imersões, challenges, dentre outros;

A União vai possibilitar muita sinergia entre as Instituições. Exemplo disso, o projeto interno de faculdade da Alura, a Alura Tech, que agora junta forças com a FIAP, aproveitando o que cada uma tem de melhor, com objetivo de proporcionar uma experiência cada vez mais única para profissionais de tecnologia, criando novos cursos e conteúdos cobranded, desenhados conjuntamente, que farão parte da FIAP ON.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.