Grupo Renner Hermann migra para nuvem pública e reduz tempo de recuperação de dados

0

O Grupo Renner Hermann S.A, organização que atua no mercado de tintas para madeira, tintas industriais em geral, marítimas e para manutenção, bem como de embalagens metálicas e, no segmento de laticínios, soro de leite em pó e derivados, para fabricação de alimentos e concentrado de proteína do leite, investiu em tecnologia para minimizar riscos de paradas de negócio.

A corporação, adotou o AWS Elastic Disaster Recovery com implantação, consultoria e suporte da 2Cloud, para melhorar sua resposta de backup em caso de desastres (disaster recovery).

Tendo utilizado por anos um data center local, a Renner Hermann conhecia a demora a que estava exposta nesta configuração. "Fomos, ao longo dos anos, crescendo a TI para dentro do negócio. Antes, fazíamos backup dos dados mas, em caso de um incidente mais grave, nosso tempo de recuperação total do ambiente era muito acima do exigido pelo negócio. Esse era um risco que não podíamos conviver", explica Fabiano Marques, gerente de TI Corporativa do Grupo.

Com isso, o Grupo precisava de uma solução de DRT rápido. "Queríamos algo que fosse eficaz e que, caso houvesse problema no DRT, nossas equipes pudessem continuar trabalhando, faturando, em outro site. Precisávamos de, no máximo, um delay de horas.", complementa Marques.

Um dos sistemas mais críticos no processo era o sistema de gestão (ERP), que é utilizado para gestão dos processos de negócio, ou seja: se o software parar, a produção para. Com tudo on premise, o risco de parada era uma preocupação, que foi resolvida com o projeto de DRT realizado pela 2Cloud.

"Agora temos um site para usarmos, se for preciso. Implantamos a solução da AWS, com a 2Cloud, em pouco mais de um mês. No segundo mês já estávamos testando", comemora Marques.

Ainda conforme o gerente, levar um sistema tradicional client server para um ambiente em nuvem foi muito mais do que um desafio de TI, pois foi necessário demonstrar à empresa que a nuvem funciona, é eficiente e que traz bons resultados para o negócio.

"Foi um projeto tocado rápido, com um custo extremamente adequado, mais segurança de retorno rápido em caso de sinistro e uma segurança de dados tão grande ou até maior do que no ambiente tradicional", comenta Marques. "Nisso tudo, o atendimento da 2Cloud foi excelente. Entenderam muito bem o que precisávamos, fizeram uma boa leitura boa do projeto. Eu queria um fornecedor que cuidasse do início ao fim, entregando tudo implantado. E tivemos isso com a 2Cloud", destaca o gerente de TI.

O CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, revela que o Grupo Renner se mostra à frente de seu mercado em termos de inovação, ao fazer este movimento. Isto porque existe um certo temor quando se trata de mexer em estruturas de armazenamento e rodagem de dados.

"Notamos que 90% dos clientes nunca fizeram um teste de desastre, ou seja, nunca subiram o ambiente em outro lugar e utilizaram o sistema em sua totalidade", avalia Goltz. "Isso é compreensível, afinal, se você não tiver as ferramentas adequadas, testar a continuidade de negócios é muito difícil mesmo", comenta o CEO.

Porém, com soluções como a da AWS e o expertise de parceiros como a 2Cloud, que tem mais de 10 anos no mercado de nuvem premium, a segurança é muito maior. "Já realizamos, inclusive, recuperações de desastre ao vivo para comprovar que sim, é possível restaurar o ambiente de aplicações em um tempo satisfatório, sem a demora imensa que é o terro das equipes de TI e de Gestão de Negócios", salienta Goltz.

Autoridade em DRT e em AWS, o CEO explica que o AWS Elastic Disaster Recovery é uma ferramenta de replicação que entrega, com custo baixo, uma replicação com tempo de perda de dados próximo de zero, permitindo restaurar o ambiente em qualquer Data Center da AWS em minutos.

"O tempo de parada é drasticamente diminuído, pois é possível já deixar pré-configurado o ambiente que você desejar subir no momento do desastre", explica o CEO da 2Cloud. "Nós sabemos muito bem que um momento de desastre é um momento de alta tensão e aflição, então não é hora de inventar moda: é hora de contar com o que há de melhor, e isso o produto da AWS entrega", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.