Publicidade
Início Blogueria O Brasil ainda não está preparado para o metaverso

O Brasil ainda não está preparado para o metaverso

0
Publicidade

O metaverso é a palavra do momento. A sua concepção original vem do mundo imaginado pela ficção científica – mais precisamente por Neal Stephenson em “Snow Crash” e seu herói hacker Hiro Protagonist -, no qual a convergência de inúmeras tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, torna cada vez mais tênue a linha entre a vida digital com a real. Por exemplo, interagir com outras “pessoas” (no caso, um avatar representando alguém), participar de eventos como shows e até mesmo comprar uma propriedade no ambiente virtual. Ou seja, é evidente que esse cenário, que até alguns anos atrás poderia ser considerado distante e pertencia a ficções e filmes, está se aproximando. Contudo, ainda há muitos pontos a amadurecê-lo antes de investimentos mais concretos, principalmente no Brasil, que tradicionalmente é um país onde a segurança da informação ainda é imatura se comparado a outros países mais desenvolvidos. 

Em 2021, um dos grandes exemplos desse novo contexto foi a mudança de nome do Facebook para Meta. É uma prova que, de fato, o mundo planeja levar mais a sério os novos ambientes de interação virtual. Outros nomes de grande reconhecimento no mercado também revelaram que irão se entremear nesta área, como Microsoft, Nike e Minecraft, tentando, possivelmente, criar novos interesses comerciais na digitalização de processos de interação com os clientes. Porém, como a própria data da alteração de identidade da marca de Mark Zuckerberg indica, estamos diante de novos rumos do mercado, que ainda precisam de estudo e análise antes de se firmarem.  

Tudo isso tende a mostrar que 2022 será um ano em que as empresas possivelmente investirão mais na realidade virtual, seja para mostrarem que estão à frente, ou meramente para surfar na onda do momento. Logo, se o período é de entendimento, não há como afirmar que o mundo mudará completamente a sua estrutura de e-commerce e interação no trabalho em uma questão de meses. 

Pouco se discute sobre as implicações desse novo universo virtual na cibersegurança, principalmente por serem aplicações novas. Inclusive, o conhecimento sobre casos de uso úteis até então é limitado e com pouco estudo, mas que já mostram sinais de despreparo. Assim como aconteceu com o ambiente de Second Life, que foi vítima de ataques em 2006. Se o buzz do metaverso continuar a ser superior que discussões sérias sobre a melhor maneira de implementar a nova tecnologia de forma segura, incidentes continuarão a ser escalados. É preciso falar de segurança da informação antes de falar de metaverso. 

Portanto, é fundamental discutir implementações seguras desde o início do processo. Este conceito de mercado amplamente conhecido por empresas do mundo todo, principalmente pelas líderes, é chamado de Security By Design, e considera que a segurança precisa ser um pilar na construção de algo novo, e não meramente uma preocupação depois de tudo feito e implementado. O ideal seria começar de imediato a investir e desenvolver a área de forma segura e acessível a todos, com pesquisas dedicadas e grupos de trabalho coordenados com o mercado, academia e órgãos governamentais. 

Não se deve abraçar algo sem saber o que é. Essa nova realidade virtual pode parecer atrativa e iminente, mas grande parte dos problemas que o cercam são básicos e custariam menos tempo e esforço se fossem pensados e resolvidos no seu período de incubação. Uma recomendação estratégia para quem está mirando em novas tecnologias é a defesa contra ciberataques por meio do chamado teste de intrusão (pentest), que varrerão o ambiente da empresa em busca de falhas que podem ser exploradas por criminosos, ou que já até funcionam como portas de entrada para explorações não autorizadas. Este tipo de teste é realizado por um time de primor técnico que antecipa a criatividade de criminosos antes que possam tirar proveito das vulnerabilidades. Consequentemente, a prevenção destes ataques se torna muito mais eficaz e precisa. 

Júlio Cesar Fort, sócio e diretor de serviços profissionais da Blaze Information Security. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile