Número de municípios com provedor de internet cresce 178%

0

O aumento da oferta de equipamentos culturais nos municípios brasileiros, como provedor local de internet, que subiu 178% entre os anos de 1999 e 2006, está entre os dados apurados pelo Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra a incorporação de novos usuários e, segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, "não é à toa que nos dedicamos à inclusão digital, às políticas digitais de extensão de banda larga e de acesso à internet". O número de provedores evoluiu de 16,4% dos municípios em 1999 para 45,6%, em 2006. Já em relação a 2005, quando o percentual foi de 46%, a pesquisa mostrou estabilidade.

Ainda de acordo com o Munic 2006, no entanto, dos 13 equipamentos e meios de comunicação investigados, as livrarias apresentaram retração de 15,5% no período, seguidas por TV aberta, com -3,2%.

?O meio empresarial, o meio produtor, o meio editorial brasileiro devem ter consciência de que cada vez mais é preciso difundir o livro?, afirmou Gil, em referência à Bienal do Livro que se realiza no Rio de Janeiro. Ele ressaltou que ações semelhantes devem ocorrer em todo o país.

"Os índices de leitura no Brasil, comparados com os de outros países, ainda são baixos. O índice mesmo de edição ainda é baixo", comentou o ministro. A expectativa, acrescentou ele, é que haja uma migração para outros meios de leitura, como jornais ou mesmo a internet: ?Não diria que o déficit de livrarias, o déficit de livros nas casas das pessoas, esteja sendo compensado totalmente pela internet. Mas acredito que o hábito da leitura está migrando parcialmente, significativamente e positivamente também, para a internet e para os meios eletrônicos.?

A pesquisa do IBGE revela ainda que as bibliotecas públicas são o equipamento cultural que mais recebe apoio das prefeituras: 97,8% das cidades têm pelo menos uma biblioteca mantida pelo poder municipal e 94,1% possuem ginásios ou estádios esportivos.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.