Fabricante de refrigerantes reduz em 43% o tempo gasto em operação de compras

0

O processo de compra da Coca Cola Refrescos Bandeirantes ganhou agilidade com a implantação de um sistema desenvolvido pela Red&White IT Soluções, especializada em soluções gerenciais de tecnologia da informação (TI).

O ganho foi de 43% no ciclo completo do processo de compras, ou seja, o que antes demandava até quatro dias, passou a ser realizado em quase três dias.

Para se ter ideia do que isso significa, a empresa compra cerca de 4 mil itens por mês e, para isso, realiza aproximadamente 3 mil cotações.

A Coca Cola Refrescos Bandeirantes produz, distribui e vende de forma exclusiva para a Goiás e Tocantins os refrigerantes da Coca-Cola Brasil. A empresa atende diretamente 237 cidades, com 29 mil pontos de vendas, e indiretamente 16 cidades, com 1.600 pontos de vendas.

Toda a gestão da empresa é feita através de soluções da SAP, implementadas pela Red&White, que também é a responsável pelo gerenciamento e suporte de TI da companhia de bebidas.

Por essa razão, a Red&White acompanha de perto os processos da empresa. "Este era uma processo que demandava tempo, já que todas as informações tinham que ser digitadas, ou seja, o processo era feito manualmente", explica Francisco Clemonez Arantes, gerente de suprimentos da Coca Cola – Refrescos Bandeirantes.

A solução desenvolvida pela Red&White monitora a chegada das requisições de compras, permitindo atribuir fonte de suprimento com base em Registro Info, Contrato e Cotação. Além disso, cria a solicitação de cotação e envia o e-mail para o fornecedor em formato PDF.

O sistema ainda compara as cotações e possibilita que no ato da tomada de decisão seja possível avaliar o preço em relação à última compra, baseado em um histórico. Desta forma, proporciona melhor possibilidade de negociação com os fornecedores.

"Conseguimos melhorar o planejamento das compras e reduzir o tempo dos processos. Além de padronizar o gerenciamento, o que viabiliza análises mais eficientes no nível estratégico. Ainda temos a possibilidade de efetuar a cotação em qualquer moeda e o sistema faz a atualização do câmbio", destaca Arantes.

O desenvolvimento da solução levou cerca de dois meses. Segundo Rozimeire Bernardes, consultora funcional SAP MM da Red&White, os profissionais que atuam no setor são agora mais analistas do que compradores.

"Conseguimos transformar todo o processo manual em um único sistema e integrar as informações. Para os colaboradores ficou a função de preencher os dados, todo o resto o sistema faz", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.