Ministério da Economia e Exército celebram acordo de cooperação

0

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feiral,18, o extrato do acordo de cooperação técnica estabelecido entre a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU/ME) e o Comando do Exército, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC). A cooperação estabelecida pelo documento se restringe a atividades na área de patrimônio imobiliário.

O texto prevê o intercâmbio de tecnologias, conhecimentos, informações, bases de dados, capacitação de recursos humanos, elaboração, planejamento e execução de projetos ligados à gestão patrimonial e imobiliária da União ou de seu interesse. "Aqui na SPU temos os mesmos princípios e propósitos que são utilizados pelo Exército no zelo pelo patrimônio da União. Estamos fazendo uma gestão para impulsionar o crescimento do país, sobretudo no aspecto socioeconômico", explicou Fernando Bispo, secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.

Capacitação

Uma das maiores vantagens do acordo é permitir que servidores da SPU e também do Exército sejam capacitados em cursos presenciais ou à distância. "Estamos apenas colocando no papel algo que já vinha sendo tratado. É uma sinergia em que podemos ajudar e sermos ajudados, afirmou o chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, General Claudio Moura.

O acordo não envolve repasse ou recursos financeiros entre as partes e tem vigência até 30 de setembro de 2022. A parceria foi normatizada recentemente, mas o intercâmbio entre a SPU e o DEC já acontece. Um exemplo foi o curso de capacitação para operação de drones, promovido em parceria pelos órgãos. Técnicos do exército capacitaram servidores dos órgãos centrais da SPU e também das superintendências dos estados para fiscalizar, com os aparelhos, o uso irregular de áreas urbanas, de praia, margens de rios, terrenos de marinha e espelhos d'água, dentre outros bens públicos de propriedade da União.

"O processo de cooperação já existe. Nós apenas o formalizamos e referendamos. A partir desse acordo, vamos descobrindo novas oportunidades de compartilhar conhecimento e aperfeiçoar os sistemas de controle e produção. Quem ganha é o Brasil", finalizou o general Alípio Valença, diretor de patrimônio imobiliário e meio ambiente do Exército.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.