Claro implementa plataforma e-commerce automatizada na nuvem

0

Ainda era 2015 quando Albervan Luz, gerente-sênior de Tecnologia da Claro, viu os primeiros movimentos de operadoras no e-commerce, mas levou pouco mais de quatro anos para a Claro ter sua própria loja online. O executivo explicou como se deu o plano da operadora para o setor durante o SAP NOW 2020, realizado online esta semana.

De acordo com ele, os primeiros passos da Claro no e-commerce se deram em 2018, com parcerias para alavancar negócios. Em 2019, já estava claro que o online trazia resultados, como a redução de custos de aquisição de clientes, e estruturou seu plano para se estabelecer no e-commerce.

"Procuramos uma plataforma nativa na nuvem para suportar crescimento esporádico da demanda", explica ele, ao apontar a adesão ao SAP Commerce Cloud. Além da possibilidade de crescer e diminuir conforme a demanda de clientes, o que foi fundamental para suportar a situação de pandemia, Luz destacou que as APIs abertas ajudaram a automatizar processos.

A adequação à Lei Geral de Privacidade de Dados (LGPD), por exemplo, foi feita ao implementar ferramentas de automação. Também houve ganhos para o cliente, que tem maior transparência sobre seu processo de compra e entrega.

Luz não comentou sobre números, mas afirmou que a participação de mercado aumentou através do e-commerce. Ele destaca, no entanto, que ainda há uma jornada pela frente e que as metas estão centradas em melhorar a experiência do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.