Em outubro, o Banco Central do Brasil fará a liberação da primeira etapa de cadastro de usuários ao Pix e os varejistas que estiverem integrados à nova plataforma da Software Express, agora uma empresa da Fiserv, líder global de tecnologia de serviços financeiros, estarão prontos para realizar suas vendas pela nova solução desde o primeiro dia de operação, em 16 de novembro.
"O pagamento instantâneo já está provocando diversas transformações no mercado de varejo. Estamos acompanhando de perto essa movimentação e nos antecipando, com uma integração rápida e assertiva com automações, varejistas e bancos, para que nossos parceiros e clientes estejam atualizados com as últimas inovações em pagamentos e prontos para quando o Pix começar a operar", explica Edson Nassar, CEO da Fiserv no Brasil.
Para usufruir da ferramenta, que permitirá fazer transferências e pagamentos em segundos, os usuários devem ter uma "chave PIX", espécie de identidade dentro desse sistema, que poderá ser um e-mail ou o número do telefone celular, CPF ou CNPJ. Do lado do varejo, para facilitar a introdução do novo meio de pagamento, a plataforma da Software Express possibilitará a integração das APIs de recebimento dos bancos com as principais automações comerciais do mercado brasileiro. Com isso, ela simplificará a aceitação das transações realizadas via PIX pelos estabelecimentos integrados à solução de TEF e Gateway, já oferecidas pela Software Express. Atualmente, o ecossistema de pagamentos da empresa conta com mais de 130 mil lojistas.
A Software Express estabeleceu um cronograma para integrar seus mais de 2 mil parceiros diretos e indiretos, bem como varejistas com soluções próprias e adquirentes que queiram oferecer o produto em seus equipamentos de captura de transações aos mais de 900 provedores de APIs de recebimento de bancos, instituições financeiras ou instituições de pagamento a serem cadastrados e disponibilizados no Pix. "O principal atrativo da proposta é dar ao varejo a possibilidade de trabalhar com o banco domicílio de sua preferência e manter todas as funcionalidades de operação, gestão e controle já disponíveis nos demais meios de pagamento", comenta Henrique Ribeiro Filho, Diretor Executivo da Software Express, uma empresa Fiserv. Entre elas, está a integração com a automação comercial sem a exigência de mudanças na frente de caixa e o envio automático das informações para as ferramentas de soluções de conciliação.
Todo o processo será feito por meio da Solução Inteligente para Transferência Eletrônica de Fundos (SiTef), onde será possível também aceitar mais de 23 carteiras digitais e pagamento por QR Code disponibilizadas hoje ao varejo sem custos adicionais no licenciamento do SiTef.