Um dos grandes desafios do mundo digital no qual vivemos é ter as garantias necessárias para trabalhar de forma fluida, obtendo novos modelos de serviços com segurança, e desenvolver produtos aderentes às demandas de negócio. Na área de tecnologia, também é preciso se diferenciar e propor soluções únicas e personalizadas para agregar valor às ofertas e mapear movimentos de parceria, pois, nos dias de hoje, clientes não buscam apenas fornecedores, mas sim parceiros em que possam confiar e ter o respaldo adequado na hora necessária.
Trata-se do famoso "pensar fora da caixinha" na área de negócios, em que todos querem destacar sua vontade de ser e fazer diferente. É um contexto de inovação, no qual as ideias sempre são bem-vindas e podem surgir de qualquer pessoa disposta a pensar em melhorias, mas, para ter sucesso, além de ter as ideias, é preciso saber executá-las. Ou melhor, antes da execução, é necessário saber como testar se o que foi imaginado é realmente efetivo como solução.
Para isso, podemos levar em consideração um fluxo de atuação conhecido e que dá muito certo, desde que seja seguido com vontade: são os ciclos do CMA, baseados em construir, medir e aprender. Nos aproximando do lado das prestações de serviços, uma consultoria de tecnologia deve ser capaz de entender e discutir inovações para ser consultiva de fato – uma habilidade muito mais complexa do que imaginamos.
Além disso, analisando experiências pessoais e de grandes consultorias do mercado, é importante ressaltar que o sucesso também depende do engajamento do lado cliente. Assim, podemos destacar alguns pontos a serem avaliados ao contratar a prestação de serviços de uma consultoria. São eles:
Metodologia sólida que demonstra com maestria o que será feito;
Documentações consistentes e aderentes ao negócio;
Visão de implantação baseada na mitigação de riscos;
Conhecimento de migrações e integrações de tecnologias;
Modelo de sustentação de ambientes após a migração;
Expertise do fornecedor com base em casos de sucesso.
Durante o processo de escolha, é preciso avaliar alguns pontos básicos e de suma importância, que às vezes são esquecidos, como, por exemplo, considerar se o fornecedor apresenta casos de sucesso e, consequentemente, expertise no tipo de serviço demandado. Isso porque tecnologia, jornada para nuvem ou transformação digital parecem conceitos triviais, dos quais qualquer empresa pode se apropriar e ofertar como solução, mas a prática não é tão simples e imediatista quanto se imagina.
Os casos de sucesso são importantes para mostrar competência, resultados esperados e obtidos, baseados na construção, medição do sucesso e no aprendizado do que de fato deu certo e o que precisa ser melhorado (exemplo de aplicação do CMA). Tão importante quanto analisar os exemplos de sucesso do mesmo tipo de serviço contrato, é comparar os projetos desenvolvidos pela consultoria na vertical de negócios em que a empresa em questão atua.
Vale ressaltar que nem sempre experiências expressivas de grandes companhias servem como referência e garantia de que a consultoria terá soluções adequadas para a necessidade de negócio apresentada. Muitas vezes, o método de fazer é similar, mas o processo de aprendizagem e de testes pode tomar mais tempo, elevando o prazo atuação e demandando altos investimentos financeiros. Ou seja, o sucesso de uma consultoria também está atrelado ao esforço interno do cliente.
As fases de entendimento e refinamento das ações, por exemplo, nas quais aparecem demandas por entrevistas técnicas, conhecimento de negócios, processos e gerenciamento de riscos, podem apontar para falta de maturidade ou objeções culturais da companhia. Por isso, a participação ativa do cliente é crucial para a eficácia do plano proposto. A falta de engajamento cria margem para cobrança de horas adicionais, postergação de atividades e sensação de frustração de algo que não está saindo conforme o planejado.
Assim, é muito importante que o cliente conheça os modelos de entregáveis dos projetos para saber se eles atendem às suas necessidades. Na prestação de um serviço de consultoria, a principal entrega é um dossiê detalhado sobre as ferramentas para mapeamento de informações, que traz desenhos de arquiteturas, matriz de risco e responsabilidade, planos de migração, adequação de processos, apresentações executivas, cronogramas e roadmaps, e visão de custos do projeto, como TCO (custo total de propriedade) e ROI (retorno do investimento).
Outra dica é validar se o prestador de consultoria e de outros serviços possui certificados e parcerias de negócios para atender todas as demandas, e avaliar se trabalha com uma metodologia clara e bem definida, que trará a confiança esperada. Por meio dessas observações, é possível obter o resultado esperado, trazendo para a empresa uma visão sólida de evolução construída a quatro mãos entre cliente e consultoria. Ter todas as informações e próximos passos definidos e alinhados é o pontapé inicial de uma mudança valiosa.
Flavio Eduardo Silva, coordenador de soluções técnicas/business development manager na Mandic Cloud Solutions.