Apesar de ser o maior mercado da América Latina em aplicativos móveis, o Brasil preocupa empreendedores digitais no quesito reteção em apps. O relatório Mobile App Trends 2024, da Adjust, destaca crescimento acelerado do mercado de aplicativos móveis na América Latina, impulsionado por uma população jovem e conectada e pela crescente penetração de smartphones, que deve atingir 92% até 2030. O Brasil, em particular, desponta como um dos maiores mercados da região, com uma expectativa de geração de receita de US$ 8,1 bilhões até 2029, segundo a Statista.
Os aplicativos de e-commerce continuam a ter um desempenho forte na América Latina. No Brasil, suas instalações cresceram 30% no primeiro semestre de 2024, com um aumento de 27% nas sessões. Eventos como o Amazon Prime Day, em julho, impulsionaram as instalações e sessões, mostrando um aumento de até 33% e 22%, respectivamente.
A duração das sessões de aplicativos de e-commerce na América Latina caiu 2,3% de 2022 para o primeiro semestre de 2024, com média de 8,31 minutos. Isso pode ser um indicador positivo de experiência otimizada do usuário, checkouts mais simplificados e processos de pagamento sem atrito.
Taxas de retenção – A taxa de retenção de aplicativos de e-commerce da América Latina começou em 12,9% no primeiro dia (abaixo da média global de 15,5%) e caiu para 6,25% no sétimo dia, atingindo 2,6% no trigésimo dia. O Brasil começou em 10,8% no primeiro dia e caiu para 1,9% no trigésimo dia.
Retenção em baixa
Aplicativos no Brasil crescem em instalações e sessões, mas retenção preocupa
Ao considerar todos os tipos de apps, o Brasil também é destaque no número de instalações e sessões. Foi registrado um crescimento de 26% no primeiro semestre de 2024, enquanto as sessões aumentaram 7% ao se comparar com o mesmo período de 2023.
Esse aumento expressivo destaca o mercado brasileiro como um dos mais dinâmicos da América Latina. No entanto, as taxas de retenção de usuários ainda representam um desafio. O Brasil teve a menor taxa de retenção na região, começando com 18,4% no primeiro dia e caindo para 1,5% no trigésimo dia, abaixo da média global de 19,1% no primeiro dia e 2,5% no trigésimo dia.
“O aumento nas instalações de aplicativos e sessões no Brasil mostra um mercado em expansão e cheio de oportunidades. No entanto, as taxas de retenção ainda são um ponto de atenção. As empresas precisam investir em estratégias de longo prazo que mantenham os usuários engajados e incentivem o retorno ao aplicativo”, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina.
Metodologia utilizada
O conjunto de dados utilizado para o relatório Mobile App Trends 2024 – edição LATAM em foco da Adjust é composto por uma combinação dos 3 mil principais aplicativos monitorados pela Adjust. As informações são provenientes de duas fontes: a primeira inclui uma lista de 45 países, enquanto a outra abrange aproximadamente 250 países, com base no padrão ISO 3166-1.
Esse método de coleta garante uma representação ampla e diversificada do mercado global de aplicativos, proporcionando uma visão abrangente sobre tendências de instalações, sessões, retenção de usuários, entre outros aspectos cruciais para o entendimento do desempenho de aplicativos móveis em diferentes regiões e setores. Para baixar o relatório completo, acesse aqui.