Gastos mundiais com segurança da informação devem atingir US$ 81,6 bilhões neste ano

0

O gasto mundial com produtos e serviços de segurança da informação deve atingir US$ 81,6 bilhões neste ano, o que representará um aumento de 7,9% em relação a 2015, de acordo com o Gartner.

O estudo aponta que a terceirização de consultoria e de TI são atualmente as categorias com maiores gastos na segurança da informação. Até o fim de 2020, espera-se que o maior crescimento seja no teste de segurança, na terceirização de TI e na prevenção contra a perda de dados (do inglês, Data Loss Prevention – DLP).

Segundo a consultoria, a segurança preventiva continuará a mostrar um crescimento constante, visto que muitos profissionais da área possuem preferência de compra por medidas preventivas. Entretanto, soluções como gerenciamento de eventos e informações de segurança e gateways de web seguros (do inglês, Secure Web Gateways – SWG) estão evoluindo para apoiar as abordagens de detecção e resposta. O Gartner estima que o mercado de SWG mantenha seu crescimento de 5% a 10% até 2020 enquanto as empresas focam na detecção e na resposta.

"As companhias estão aumentando o enfoque na detecção e na resposta porque ter uma abordagem preventiva não tem sido eficaz quanto ao bloqueio de ataques maliciosos", afirma Elizabeth Kim, analista sênior de pesquisas do Gartner. "Recomendamos que os negócios equilibrem seus gastos para incluir ambas."

A analista afirma que os gastos com segurança se tornarão cada vez mais orientados ao serviço, uma vez que as empresas continuam a enfrentar uma escassez de talentos e de pessoal. Detecção e resposta gerenciadas (do inglês, Managed Detection and Response – MDR) estão surgindo com uma demanda das organizações que lutam para implantar, gerenciar e utilizar uma combinação eficaz de conhecimento e ferramentas para detectar ameaças e então deixar seu ambiente novamente em bom estado. Isso é particularmente verdadeiro para ameaças avançadas específicas e internas. Com mais fornecedores de MDR surgindo com foco nos mercados médios, o Gartner prevê que esses serviços sejam um condutor adicional para gastos de segurança de pequenas e grandes empresas.

Segundo o Gartner, o gasto em setores de segurança, como software de segurança do consumidor, gateways protegidos de e-mail e plataformas de proteção de terminais, continua a mostrar um crescimento limitado devido à mercantilização.

O preço médio de venda de firewalls deve aumentar de 2% a 3% ano a ano até o fim de 2018. Esse aumento é impulsionado pelo mercado que se beneficia de maiores demandas para equipamentos de ponta entre prestadores de serviços em nuvem e outros, devido a uma maior necessidade de banda larga e um número crescente de dispositivos. Enquanto a concorrência entre os fabricantes continua a colocar pressão sobre os preços, as empresas, os prestadores de serviços e organizações com base na web se movimentam para implantar firewalls maiores e mais caros. Como resultado, a implantação de grandes firewalls por prestadores de serviços em Nuvem continuará como uma importante fonte de crescimento de receita para os fabricantes.

Atualmente, 50% das empresas têm pelo menos uma forma de DLP integrado. Segundo o Gartner, esse número deve chegar a 90% até 2018, uma vez que as companhias têm implantado  DLP para atender a conformidade regulatória, a proteção de propriedade intelectual e a visibilidade e monitoramento de dados. Soluções mais novas que incluem a entidade do usuário, análise de comportamento e de imagem, aprendizado da máquina e técnicas de correspondência de dados são utilizadas para aumentar as soluções existentes.

A adoção da nuvem pública afetará os gastos com firewall em menos de 10% até o final de 2019, porém, haverá um impacto depois disso. De acordo com o Gartner, enquanto a adoção de software como serviço (SaaS) está crescendo, o efeito dos gastos com firewall estará limitado pelos próximos três anos. O SaaS é a primeira escolha para apenas 16% dos CIOs pesquisados pelo Gartner em 2015. As transições levam tempo e os fornecedores de agentes de segurança de acesso à nuvem não somente continuarão a se desenvolver para abranger mais do que apenas o SaaS, mas para também executar funções similares às de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS). Além disso, os fabricantes de firewall também terão que lidar com um de seus maiores desafios nos próximos anos: decodificar o Secure Sockets Layer (SSL) em escala.

Os resultados do estudo do Gartner mostram ainda que metade das médias e grandes empresas adicionará recursos maiores e mais avançados de inspeção aos firewalls de suas redes até 2019, uma vez que a banda larga tem crescido, o que exige firewalls maiores, mais caros e com melhor desempenho. Além disso, as empresas estão procurando firewalls para consolidar outros recursos, tais como filtro da web e capacidades de prevenção contra intrusos. Algumas estão otimizando o firewall com novos recursos de inspeção de conteúdo, como o isolamento de malware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.